Pub

"Devido à conjuntura económica, foi adaptado um formato que vai permitir aproveitar as infraestruturas existentes com a redução do investimento, permitindo maior equilíbrio entre custos e receitas", disse hoje à agência Lusa fonte da Câmara de Portimão, entidade organizadora do evento.

Segundo a mesma fonte, "é um formato de festa, um arraial, conseguido com um investimento baixo, e que pretende ser um estímulo para o setor da restauração".

A organização estima que a festa da sardinha possa ser visitada por mais de 80 mil pessoas, "porque o evento não terá entradas pagas, ao contrário do que sucedeu nos últimos anos".

"O objetivo é que seja uma festa para todos, com o envolvimento dos restaurantes ribeirinhos da sardinha assada, a quem desafiamos a preparar menus especiais a preços acessíveis", sublinhou a mesma fonte.

Este ano, e ao contrário das edições anteriores, não haverá as "barraquinhas para expositores, mas apenas um número reduzido de artesãos locais que serão instalados no edifício da antiga lota", indicou a organização.

A edição de 2013 do evento, que destaca ao longo de dez dias a sardinha como "a rainha de Portimão", retorna, em parte, ao seu formato inicial, junto à zona ribeirinha da cidade, local tradicionalmente ligado à descarga de peixe e ao consumo de sardinhas assadas.

A primeira edição do evento remonta a 1985, tendo recebido a designação de "Festival da Sardinha e do Mar", funcionando num espaço exíguo adjacente à Capitania do Porto de Portimão.

Por falta de condições, o evento foi interrompido em 1991 e só foi retomado dez anos depois, já no Parque de Exposições da cidade.

A sardinha tem tido ao longo dos anos grande importância para Portimão, um município onde há décadas existiam cerca de 850 embarcações de pesca artesanal e perto de 30 fábricas de conserva em laboração.

O Festival da Sardinha de Portimão tem um horário diário das 18:00 às 24:00, o bilhete de ingresso custa quatro euros e as crianças até aos 10 anos têm entrada gratuita.

Artistas locais e regionais vão animar diariamente a festa da sardinha, com espetáculos a partir das 21:00.

Pub