Breves
Inicio | Cultura | Gonçalo Cadilhe inaugura em Faro exposição com fotografias de viagens pelo mundo

Gonçalo Cadilhe inaugura em Faro exposição com fotografias de viagens pelo mundo

© Gonçalo Cadilhe
© Gonçalo Cadilhe

O escritor de viagens Gonçalo Cadilhe vai inaugurar em Faro, no próximo sábado, uma exposição que reúne fotografias que foi tirando ao longo de duas décadas, nas viagens que fez em meia centena de países.

A exposição “Um dia na Terra — Fotografias do Quotidiano do Planeta” estará patente até 28 de março na Galeria ARCO, na zona histórica da cidade, sede da Associação Livre de Fotógrafos do Algarve (ALFA), que promove a iniciativa, e da associação ArQuente.

Em comunicado, a ALFA adianta que a mostra é constituída por 56 fotografias, em diferentes formatos, tiradas ao longo de duas décadas em meia centena de países, nomeadamente, Indía, Nepal, Indonésia, Namíbia, Argentina, Chile, China e Bulgária.

A inauguração da exposição, que contará com a presença do autor, coincide com a sétimo aniversário da ALFA, que preparou um programa de aniversário recheado de ações de formação em fotografia e passeios fotográficos.

À Lusa, o responsável da direcção da ALFA, Carlos Cruz, sublinhou que ao longo dos últimos sete anos a associação organizou mais de três dezenas de cursos e “workshops” de curta duração de fotografia, em parceria, envolvendo três centenas de participantes.

“Temos uma abordagem essencialmente prática. A nossa fórmula diferencia-se de outro tipo de escolas e de organizações pois combina convívio, passeios, viagens fotográficas acompanhadas e realiza-se sempre ao fim de semana”, referiu.

Para 2015, a ALFA elegeu as viagens e os viajantes como tema central, tendo como novidades para este ano a introdução de uma abordagem prática para tirar partido de “tablets” e de “smartphones”, através das redes sociais.

Antes de Faro, a exposição circulou pelo Porto, Aveiro, Coimbra e Figueira da Foz e em maio estará patente no Museu do Oriente, em Lisboa.

A ALFA é uma entidade sem fins lucrativos que procura a participação e o envolvimento de todos os amantes da fotografia, através da organização de iniciativas em parceria.

Verifique também

“Estuário” da algarvia Lídia Jorge vence XXIV Grande Prémio de Literatura DST

A escritora algarvia Lídia Jorge, natural de Boliqueime, é a vencedora do XXIV Grande Prémio …