Breves
Inicio | Cultura | Igreja de S. Pedro vai ter novo presbitério

Igreja de S. Pedro vai ter novo presbitério

Foto © Samuel Mendonça

Na passada sexta-feira, no âmbito do Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, foi assinado entre a Fábrica da Igreja Paroquial de São Pedro, a CCDR Algarve e a Direção Geral das Autarquias Locais um acordo de financiamento para as obras de remodelação do presbitério da igreja de São Pedro de Faro.

Na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento, que decorreu na própria igreja, o pároco da paróquia de São Pedro explicou que a intervenção visa aproximar o altar da assembleia. “Na década de 60 [do século passado] fizeram o que souberam e puderam, mas acrescentaram algo que perturba a leitura do presbitério que são estes degraus, que não correspondem ao equilíbrio do edifício”, acrescentou o cónego Carlos César Chantre, lembrando que os degraus agora existentes não respeitam à altura regulamentar. “Pode ser que, ao regressarmos mais ou menos às origens do edifício, tenhamos um equilíbrio maior”, complementou.

Foto © Samuel Mendonça

O projeto, desenvolvido e apresentado pelas arquitetas da Câmara de Faro, contempla o avanço do altar, que será substituído, bem como o ambão e a cadeira da presidência. Teresa Valente explicou que a finalidade foi “melhorar as condições do altar, fazendo aproximar a mesa do altar (e consequentemente o ambão e a cadeira da presidência), mais em contacto com a assembleia, uma vez que, onde está colocada, não tem abertura, nem visibilidade, nem contacto, sobretudo com as pessoas que estão colocadas na parte lateral” da igreja.

Patrícia Malobbia acrescentou que o altar, que avançará com recurso a três plataformas de madeira de cerejeira sobre o pavimento existente, será também recolocado numa cota mais baixa. A arquiteta explicou que, tal como as plataformas de madeira, também o ambão e a cadeira da presidência serão em madeira de cerejeira com alguns apontamentos de alabastro e incrustações em cobre.

Foto © Samuel Mendonça

Teresa Valente acrescentou que o projeto, que teve acompanhamento do Secretariado da Liturgia, Música Sacra Novas Igrejas e Espaços Culturais da Diocese do Algarve através do cónego Joaquim Nunes, teve a preocupação de “conseguir uma solução que tivesse em conta o valor patrimonial do edifício e o respeito por intervenções anteriores”, bem como a “utilização de materiais igualmente compatíveis” com os existentes, procurando uma “solução que pudesse ser não muito intrusiva e que pudesse ser reversível” de forma a “não comprometer o futuro”. “Não quisemos, de forma nenhuma, marcar a presença do atual sobre uma série de épocas e de história que nos conta a própria igreja”, completou.

A obra, que contemplará ainda uma rampa de acesso ao presbitério para pessoas com mobilidade reduzida, terá um custo total de 46.525 euros, sendo comparticipada pelo Estado em 50% (23.252 euros).

Foto © Samuel Mendonça

O secretário de Estado da Administração Local lembrou que a igreja de São Pedro faz parte de um património que “não sendo do Estado (é da Fábrica da Igreja), é usufruído por todos”. “E para além de ser usufruído por todos é referencial para quem aqui vive e para quem o visita. Quando é património que tem este significado plural, o Estado não faz mais do que a sua obrigação de ser parceiro”, acrescentou Carlos Miguel, que pediu que a obra seja feita ainda este ano para faça parte do presente orçamento de Estado.

Também o presidente da Câmara de Faro lembrou que o imóvel faz parte do património do concelho de Faro. “Temos que dar os parabéns e agradecer à Igreja pelo trabalho que tem feito na preservação do nosso património. O nosso património religioso é importantíssimo, tem um significado muito grande para o concelho de Faro e todo ele tem vindo a ser recuperado e melhorado em todos os aspetos. É preciso a ajuda de todos”, afirmou Rogério Bacalhau.

O secretário de Estado da Administração Local Carlos Miguel • Foto © Samuel Mendonça

O autarca anunciou obras na envolvente da igreja cujo início disse esperar que possa ser feito “dentro de alguns meses”.

A remodelação do presbitério da igreja de São Pedro irá ocorrer na sequência da intervenção em 2015 de substituição do sistema elétrico e de iluminação daquele templo que foi beneficiária do mesmo programa de apoio do Estado.

Verifique também

Palavra Ibérica junta 50 escritores luso-espanhóis em Vila Real de Santo António

Cerca de 50 autores do Algarve e da região espanhola da Andaluzia vão estar entre …

Deixar uma resposta