Inicio | Igreja | Igreja do Algarve propõe Vias-Sacras para os jovens viverem melhor a Quaresma

Igreja do Algarve propõe Vias-Sacras para os jovens viverem melhor a Quaresma

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve voltou a propor às paróquias algarvias, através das suas estruturas vicariais, que promovam Vias-Sacras para os jovens no dia 20 de fevereiro, nas quatro vigararias (circunscrição eclesiástica da qual fazem parte várias paróquias) da Igreja algarvia.

A iniciativa, que pretende ser um momento de reflexão para os jovens ao iniciar o tempo da Quaresma, realiza-se então no dia 20 deste mês em Sagres, pelas 21h, para os que pertencem às paróquias que constituem a vigararia de Portimão. Para os jovens das paróquias da vigararia de Loulé, terá lugar no mesmo dia, pelas 21.30h, em Quarteira e para os das comunidades paroquiais da vigararia de Faro terá lugar, pelas 21h, em Santa Bárbara de Nexe, no dia 27 deste mês.

A iniciativa destina-se a jovens a partir dos 16 anos ou do 10º ano de catequese.

A Via-Sacra consiste em acompanhar espiritualmente o trajeto que Jesus percorreu até à morte, sepultura e ressurreição, com momentos de meditação e oração ao longo de 15 estações.

A Quaresma é um período de 40 dias – excetuando os domingos –, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

Verifique também

Congresso Internacional da Catequese contou com participação de três representantes da Diocese do Algarve

Foram três as participantes da Diocese do Algarve no Congresso Internacional da Catequese, promovido o …