Inicio | Igreja | Igreja do Algarve propõe Vias-Sacras para os jovens viverem melhor a Quaresma

Igreja do Algarve propõe Vias-Sacras para os jovens viverem melhor a Quaresma

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve voltou a propor às paróquias algarvias, através das suas estruturas vicariais, que promovam Vias-Sacras para os jovens no dia 20 de fevereiro, nas quatro vigararias (circunscrição eclesiástica da qual fazem parte várias paróquias) da Igreja algarvia.

A iniciativa, que pretende ser um momento de reflexão para os jovens ao iniciar o tempo da Quaresma, realiza-se então no dia 20 deste mês em Sagres, pelas 21h, para os que pertencem às paróquias que constituem a vigararia de Portimão. Para os jovens das paróquias da vigararia de Loulé, terá lugar no mesmo dia, pelas 21.30h, em Quarteira e para os das comunidades paroquiais da vigararia de Faro terá lugar, pelas 21h, em Santa Bárbara de Nexe, no dia 27 deste mês.

A iniciativa destina-se a jovens a partir dos 16 anos ou do 10º ano de catequese.

A Via-Sacra consiste em acompanhar espiritualmente o trajeto que Jesus percorreu até à morte, sepultura e ressurreição, com momentos de meditação e oração ao longo de 15 estações.

A Quaresma é um período de 40 dias – excetuando os domingos –, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

Verifique também

Curso bíblico, orientado pelos franciscanos capuchinhos, realizou-se em Faro

A comunidade algarvia da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), em colaboração com a Ordem dos …