As paróquias algarvias ao cuidado dos sacerdotes da Companhia de Jesus (jesuítas) vão promover um programa festivo pelos 50 anos do regresso daquela ordem religiosa ao Algarve.

A organização explica que a iniciativa decorrerá em Portimão, de 19 a 21 deste mês, para “pessoas de todas as idades” e incluirá “concertos, exposições e conferências, mas também jogos, caminhadas, voluntariado ecológico e momentos de oração”. “No espaço do Pavilhão Arena, os participantes também poderão encontrar barraquinhas com diferentes iguarias”, acrescentam os organizadores.

No dia de abertura, 19 de setembro, o programa terá início na Alameda da República pelas 21h30 com a encenação intitulada “O Sonho de Diogo Gonçalves e Izabel de Souza”, com texto original do padre Nuno Tovar de Lemos e música interpretada pela Orquestra Filarmónica de Portimão.

No dia 20 de setembro, no Pavilhão Arena, será realizada a oração da manhã pelas 09h, um ‘sunset’ com o dj Cabrita pelas 19h30, um concerto do padre Duarte Rosado pelas 22h e uma atuação com o dj Nuno Silva pelas 23h30. Será ainda possível participar em diferentes atividades mediante inscrição em dois pacotes distintos que poderá ser feita no sítio do evento em www.jesuitasnoalgarve.pt ou no dia 20 no Portimão Arena. O ‘pacote simples’ contempla iniciativas para crianças, jovens e adultos das 10h30 às 16h30, acrescentadas, às 17h30, do espetáculo Ópera BUZZ, um projeto multidisciplinar para maiores de 6 anos, construído a partir de canções, árias e duetos de ópera.

Para as crianças haverá um jogo de pista e atividades desportivas e artísticas. Para a juventude serão realizadas atividades desportivas, de espiritualidade, de reflexão, de debate e voluntariado cívico, sendo que entre estas contam-se uma caminhada na Quinta da Rocha, uma mesa redonda sobre a temática da Inteligência Artificial, um espaço para testemunhos sobre o trabalho realizado no âmbito da pastoral sociocaritativa e uma ação de limpeza do rio Arade. Para os adultos serão desenvolvidas iniciativas culturais, sociais, de espiritualidade e de debate, entre elas uma visita à Aldeia de São José de Alcalar e à paróquia de Odiáxere, uma caminhada pela Via Algarviana em Silves e uma mesa redonda sobre comunicação na era das redes sociais.

O ‘pacote extra’ possibilita a participação para crianças e adultos das 12h às 16h30, concretamente canoagem no rio Arade para os primeiros e um passeio de barco até Benagil para os segundos.

A chegada de jesuítas ao Algarve ocorreu em 1599 e a sua expulsão pelo Marquês de Pombal ocorreu em 1759, dando-se o seu regresso à diocese em 1975 com a vinda dos padres Arsénio Castro da Silva e Domingos Monteiro da Costa.