Breves
Inicio | Política | José Amarelinho recandidata-se pelo PS a último mandato em Aljezur

José Amarelinho recandidata-se pelo PS a último mandato em Aljezur

O socialista José Amarelinho vai recandidatar-se a um último mandato como presidente da Câmara de Aljezur, na qual detém atualmente maioria absoluta, anunciou no sábado a estrutura concelhia do partido.

Formado em Sociologia, José Manuel Velhinho Amarelinho, de 46 anos de idade, foi vice-presidente da autarquia entre 2002 e 2009, ano em que ganhou as eleições naquele município do oeste algarvio.

Em comunicado, o PS/Aljezur caracteriza José Amarelinho como “um dos autarcas mais destacados da região”, e considera que o candidato “corporiza a vontade da esmagadora maioria dos aljezurenses na condução dos destinos” daquele concelho.

“A sua experiência e conhecimento, a capacidade de luta e afetividade, constituem desde sempre predicados que levarão o Partido Socialista a mais uma maioria absoluta em conjunto com todos os demais candidatos autárquicos”, salienta o partido.

José Amarelinho foi condenado em 2012 a uma pena suspensa de três anos e dois meses de prisão e à perda do mandato autárquico, por um crime de prevaricação no licenciamento de obras no empreendimento de Vale da Telha, em Aljezur, entre 1990 e 2008.

O autarca recorreu para a segunda instância, mas a sentença foi confirmada pelo Tribunal da Relação de Évora, em junho deste ano.

Amarelinho, que na altura a que remontam os factos era vereador no município, já anunciou que vai recorrer da decisão.

O atual presidente da autarquia terá como adversários Hélder Cabrita, o único vereador eleito pelo PSD em Aljezur, nas eleições autárquicas de 2013, e Rogério Furtado, que se candidata pela CDU.

Nas eleições autárquicas de 2013, o PS conseguiu a maioria absoluta, tendo obtido 62,82% dos votos (quatro mandatos), o PSD 16,06% (um mandato), enquanto a CDU recolheu 14,19%, sem conseguir qualquer mandato.

Aljezur é um dos dez concelhos do Algarve nos quais o PSD vai a votos coligado com o CDS-PP, segundo o anúncio feito pelos dois partidos em meados de março.

O PS lidera 10 dos 16 concelhos do distrito de Faro, sendo cinco liderados pelo PSD e um pela CDU.

Verifique também

Centro Hospitalar do Algarve vai transformar-se em Centro Hospitalar e Universitário

O Centro Hospitalar do Algarve vai transformar-se em Centro Hospitalar e Universitário, uma forma de …

Deixe uma resposta