
Os jovens católicos algarvios participam no próximo dia 30 deste mês no ‘Advento Jovem Diocesano’, uma atividade anual promovida pelo Sector da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve para assinalar a entrada no tempo litúrgico do Advento.
A iniciativa destina-se a jovens maiores de 16 anos, pertencentes a grupos a partir do 10º ano de catequese ou a movimentos juvenis, e tem como finalidade levar os participantes a renovar o seu compromisso de acolher Jesus Cristo no Natal.
O Advento Jovem Diocesano realiza-se este ano num único dia para os jovens de toda a Igreja algarvia, ao invés de decorrer pelas quatro vigararias (conjunto de várias paróquias) como costumava acontecer nos últimos anos.
O evento, sob o tema “Jovem renasce!” terá então início na igreja paroquial de Estoi, pelas 21h, na igreja paroquial de Estoi. Como “ação sociocaritativa” desta atividade é proposto que, “em sintonia com o tema do ano pastoral” da diocese, cada paróquia prepare um cabaz de alimentos para entregar famílias carenciadas daquela comunidade.
O Setor Diocesano da Pastoral Juvenil informou que “esse cabaz deve vir com uma pequena mensagem de Natal” feita pelos jovens para as famílias destinatárias.
O tempo litúrgico do Advento é constituído, no calendário religioso, pelas quatro semanas que antecedem o Natal.
