O encontro deste mês de preparação para Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023 incluiu ontem à noite uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas ruas de Pêra, durante a qual se recitou também o terço.
O ‘Rumo ao 23’ deste mês foi preparado pelo Movimento dos Convívios Fraternos e teve início junto à escola EB1 de Pêra, seguindo-se a procissão até à igreja matriz. Ali chegados, os cerca de 90 jovens foram convidados pelo vigário episcopal para a pastoral da Diocese do Algarve a testemunhar Jesus nos diversos ambientes das suas vidas, “sem vergonha e sem medo”.
“Esta preparação para a JMJ tem de ser isto: percebermos que somos capazes de testemunhar Jesus onde quer que estejamos. Que seja um caminho de fé. Não fechados em nós, mas abertos aos outros”, pediu o padre António de Freitas.
“Como foi bonito vermos o nosso silêncio, rezado e cantado, e como é bom podermos fazer algo assim no meio do mundo. Que isto nos possa inspirar para levar a fé para a rua no nosso dia a dia. Esta preparação para a JMJ é, sobretudo, uma oportunidade que nos é dada de nos encontrarmos com Jesus e, a partir de Jesus, de nos encontrarmos a nós”, prosseguiu.
O sacerdote desafiou, por isso, os jovens a não perderem tempo. “Não há tempo a perder nas nossas vidas. Que cada um sinta este desejo sempre maior de se encontrar, cada vez mais, a si próprio, o seu lugar na Igreja e no mundo, encontrando-se, antes de mais, com Jesus. E que não percamos tempo à procura de outras coisas porque sabemos que em Jesus está tudo sobre cada um de nós e sobre a nossa vida”, acrescentou.
“Valeria a pena perguntarmos se nos apressamos a ir sempre ao encontro de Jesus e às coisas da fé como nos apressamos a ir a outras coisas na vida. Não podemos deixar Jesus para trás porque isso significa deixarmo-nos a nós mesmos para trás. Que tenhamos sempre pressa, ou seja, o desejo, a vontade de nos encontrarmos com Jesus. Mesmo que outras ofertas nos sejam feitas, é em Jesus, é em Deus e na sua palavra que encontramos a verdadeira vida que não tem fim”, considerou.
O sacerdote referiu ainda aos jovens que poderão “fazer, como Maria, uma enorme diferença na vida uns dos outros” se abrirem o seu coração “a Deus e à presença de Jesus” e fizerem dessa opção o “modo contínuo de viver”.
Por fim, o padre António de Freitas exortou os participantes a serem “gente alegre” na vida. “A Igreja precisa do vosso entusiasmo. Que esta preparação para a JMJ possa ajudar nisso. Que cada um de vocês encontre o seu lugar dentro das comunidades e uma das missões que tem a de devolver é fazer surgir nas comunidades cristãs a alegria, o entusiasmo, a felicidade, a boa vontade de fazer as coisas”, concluiu.
Também o delegado diocesano ao Comité Organizador Local (COL) da JMJ exortou os jovens ao testemunho e a uma maior inserção na comunidade. “Vocês também podem ter muito mais a dar à vossa paróquia, à vossa diocese, à vossa escola, aos vossos amigos e à vossa vida”, afirmou João Costa.
Aquele responsável fez ainda uso de uma metáfora a propósito da curiosidade que o cortejo religioso motivou nos habitantes e transeuntes. “Sempre que realizamos terços e vias-sacras ao ar livre, são sempre os terços e as vias-sacras das persianas. Quando passamos, toda a gente abre as persianas. E é muito importante que as vossas «persianas» também continuem abertas”, disse, acrescentando serem igualmente importantes aqueles com quem eles “trilham caminho”. “Os vossos amigos, os vossos colegas que ainda não começaram este caminho até 2023 e, muitas vezes, têm a «persiana» fechada. Às vezes falta passarmos lá e cantarmos ou dizermos alguma coisa para eles poderem abrir a «persiana»”, desenvolveu.
A noite contou ainda com um momento simbólico em que os jovens foram convidados a escrever uma prece a Maria e colá-la na letra ‘M’ junto ao andor com a imagem.
Os encontros ‘Rumo ao 23’ decorrem no dia 23 de cada mês em todas as dioceses portuguesas por desafio do COL da JMJ. No Algarve são promovidos pelo Comité Organizador Diocesano (COD) em colaboração com o Setor da Pastoral Juvenil da diocese algarvia.