Igreja do Algarve em festa pela ordenação de novo diácono rumo ao sacerdócio
Inicio | Cultura | Livro sobre a história da igreja matriz da Luz de Tavira vai ser apresentado

Livro sobre a história da igreja matriz da Luz de Tavira vai ser apresentado

Vai ser apresentado amanhã, 21 de outubro, um livro sobre a igreja matriz da Luz de Tavira da autoria do historiador de arte Marco Sousa Santos.

A publicação será apresentada pelo professor José Eduardo Horta Correia, catedrático em História da Arte pela Universidade do Algarve, no salão da Junta de Freguesia da Luz de Tavira, a partir das 15.30h.

O autor refere na publicação que “a igreja paroquial de Nossa Senhora da Luz de Tavira, um edifício de três naves, todas com a mesma altura, totalmente coberto por abóbada, é o único exemplar de igreja-salão existente na região do Algarve e, provavelmente, o mais antigo exemplar desta tipologia a ser edificado em Portugal no período pós-manuelino”.

“Outrora um importante centro de romaria, a atual igreja terá sido construída em meados do século XVI, algures entre 1548 e 1568, possivelmente segundo um projeto da autoria de Miguel de Arruda, arquiteto ligado a outros projetos de igrejas-salão, que se sabe ter passado por Tavira no mesmo período”, acrescenta aquela obra da Arandis Editora, intitulada “A Igreja Matriz da Luz de Tavira”.

“Na atual igreja existem ainda elementos arquitetónicos de fábrica manuelina, reaproveitados de uma construção anterior, alguns de grande qualidade artística, merecendo particular destaque o portal lateral manuelino, provavelmente o antigo portal axial da primitiva paroquial, construída aquando da instituição da freguesia, que se julga ter ocorrido nos primeiros anos do século XVI. O atual portal axial, de grande monumentalidade, é um original exemplar maneirista. A ornamentação interior é constituída por um interessante conjunto de imagens, retábulos e tábuas pintadas, quase todos datados dos séculos XVI e XVII”, refere a edição.

Verifique também

Biblioteca de Faro encerra amanhã para obras de conservação

A Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, vai estar encerrada para obras de conservação …