A professora Manuela Jorge vai ser a candidata da Coligação Democrática Unitária (CDU) à presidência da Câmara de Albufeira nas eleições autárquicas de 01 de outubro.
Manuela Jorge, de 55 anos, é professora do ensino público, tem uma trajetória sindical no Sindicato dos Professores da Zona Sul e integra a comissão concelhia de Albufeira do PCP, destacou a CDU na apresentação da candidata.
O município de Albufeira é controlado pelo PSD desde 2001 e a CDU procura, com a candidatura de Manuela Jorge, seguir a tendência de crescimento registada nas últimas autárquicas, em 2013, pela coligação formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).
“Com esta decisão, a CDU dá um passo importante para o seu reforço no concelho de Albufeira nas próximas eleições autárquicas de 01 de outubro, prosseguindo um caminho que, há quatro anos, permitiu a recuperação de dois eleitos na assembleia municipal”, referiu a candidatura de Manuela Jorge na apresentação.
A candidatura encabeçada por Manuela Jorge quer também “aumentar a voz da população, trabalhadores e pequenos e médios empresários nos órgãos municipais”, através do reforço de votos que aspira a conseguir.
Além de Manuela Jorge, são também candidatos à presidência da Câmara de Albufeira a independente Sandra da Costa (BE), Isabel Machadinho (PAN), Jorge Loureço (CDS-PP), Ricardo Clemente (PS) e o atual presidente da autarquia, Carlos Silva e Sousa (PSD).
A independente Ana Vidigal, que já se anunciara como candidata pelo movimento Vontade Independente Viver Albufeira (VIVA), aguarda ainda uma resposta do tribunal à contestação da rejeição da sua candidatura.
O PSD detém em Albufeira três dos sete mandatos, enquanto o PS tem outros três e a lista independente encabeçada por Ana Vidigal conta com um.
Os sociais-democratas lideram a Câmara de Albufeira há 16 anos, desde 2001, o que sucedeu após um ciclo de cinco mandatos consecutivos do Partido Socialista, entre 1982 e 1997.