Breves
Inicio | Igreja | Movimento da Mensagem de Fátima do Algarve promoveu peregrinação à Mãe Soberana

Movimento da Mensagem de Fátima do Algarve promoveu peregrinação à Mãe Soberana

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) da Diocese do Algarve promoveu no passado sábado uma peregrinação a pé ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, em Loulé.

A iniciativa, participada por 16 pessoas e iniciada pouco depois das 7h30 no largo da Sé, em Faro, teve como objetivo assinalar o início do presente mês de maio, particularmente significativo na celebração do acontecimento de Fátima e da sua mensagem. O próprio dia escolhido foi também expressivo pela devoção dos cinco primeiros sábados resultante das aparições.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A presidente do Secretariado Diocesano do MMF explicou ao Folha do Domingo que a atividade, embora aberta a todos os que nela quisessem participar, foi organizada particularmente para jovens pelo sector juvenil daquele movimento. “O MMF esteve muito tempo envelhecido. E está, mas não é só aqui. É a nível do país. Agora estamos a apostar em divulgar a mensagem junto das crianças e dos jovens”, explicou Maria Ângela Mendonça.

Aquela responsável considera que a mensagem de Fátima “é um bocado desconhecida no Algarve”. “As pessoas gostam de ir a Fátima. Toda a gente gosta de ir rezar e agradecer – e é bom –, mas é preciso conhecer a essência da mensagem, que é uma mensagem de conversão. A gente tem que a divulgar para as pessoas perceberem que a mensagem de há cem anos serve para hoje”, observou, acrescentando que este é o “principal objetivo” do MMF no Algarve.

Sobre a peregrinação de sábado de quase 22 quilómetros, sob o tema “Terço na mão e alegria no coração”, Maria Ângela Mendonça explicou que o destino foi escolhido por ser o principal santuário mariano no Algarve. Após uma breve oração inicial, os peregrinos partiram em direção do mosteiro de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão, onde fizeram a primeira paragem para a oração da manhã. Dali arrancaram para quase mais oito quilómetros até Santa Bárbara de Nexe, seguindo depois o percurso do assinalado caminho para Santiago de Compostela em direção a Loulé para os últimos quase 11 quilómetros que os levou a passar pelo sítio do Canal e pela Goldra.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Após a chegada ao santuário mariano e o almoço partilhado, foi apresentada uma reflexão sobre o tema “Caminhar com Maria”, seguindo-se uma celebração com adoração eucarística e a peregrinação terminou com a eucaristia.

O Movimento da Mensagem de Fátima é uma associação pública de fiéis, com personalidade jurídica pública, ereta pela Conferência Episcopal Portuguesa, com caráter nacional.

Verifique também

Paróquia de Monchique disponibilizou casa para acolher família desalojada pelo incêndio

A paróquia de Monchique está a acolher desde quinta-feira uma família que ficou sem casa …