Inicio | Igreja | Movimento da Mensagem de Fátima do Algarve promoveu peregrinação à Mãe Soberana

Movimento da Mensagem de Fátima do Algarve promoveu peregrinação à Mãe Soberana

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) da Diocese do Algarve promoveu no passado sábado uma peregrinação a pé ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, em Loulé.

A iniciativa, participada por 16 pessoas e iniciada pouco depois das 7h30 no largo da Sé, em Faro, teve como objetivo assinalar o início do presente mês de maio, particularmente significativo na celebração do acontecimento de Fátima e da sua mensagem. O próprio dia escolhido foi também expressivo pela devoção dos cinco primeiros sábados resultante das aparições.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A presidente do Secretariado Diocesano do MMF explicou ao Folha do Domingo que a atividade, embora aberta a todos os que nela quisessem participar, foi organizada particularmente para jovens pelo sector juvenil daquele movimento. “O MMF esteve muito tempo envelhecido. E está, mas não é só aqui. É a nível do país. Agora estamos a apostar em divulgar a mensagem junto das crianças e dos jovens”, explicou Maria Ângela Mendonça.

Aquela responsável considera que a mensagem de Fátima “é um bocado desconhecida no Algarve”. “As pessoas gostam de ir a Fátima. Toda a gente gosta de ir rezar e agradecer – e é bom –, mas é preciso conhecer a essência da mensagem, que é uma mensagem de conversão. A gente tem que a divulgar para as pessoas perceberem que a mensagem de há cem anos serve para hoje”, observou, acrescentando que este é o “principal objetivo” do MMF no Algarve.

Sobre a peregrinação de sábado de quase 22 quilómetros, sob o tema “Terço na mão e alegria no coração”, Maria Ângela Mendonça explicou que o destino foi escolhido por ser o principal santuário mariano no Algarve. Após uma breve oração inicial, os peregrinos partiram em direção do mosteiro de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão, onde fizeram a primeira paragem para a oração da manhã. Dali arrancaram para quase mais oito quilómetros até Santa Bárbara de Nexe, seguindo depois o percurso do assinalado caminho para Santiago de Compostela em direção a Loulé para os últimos quase 11 quilómetros que os levou a passar pelo sítio do Canal e pela Goldra.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Após a chegada ao santuário mariano e o almoço partilhado, foi apresentada uma reflexão sobre o tema “Caminhar com Maria”, seguindo-se uma celebração com adoração eucarística e a peregrinação terminou com a eucaristia.

O Movimento da Mensagem de Fátima é uma associação pública de fiéis, com personalidade jurídica pública, ereta pela Conferência Episcopal Portuguesa, com caráter nacional.

Verifique também

Congresso Internacional da Catequese contou com participação de três representantes da Diocese do Algarve

Foram três as participantes da Diocese do Algarve no Congresso Internacional da Catequese, promovido o …