Inicio | Política | Municípios do Algarve preparam cooperação com vizinhos de Huelva

Municípios do Algarve preparam cooperação com vizinhos de Huelva

GuadianaOs presidentes da Comunidade Intermunicipal e do Turismo do Algarve vão participar, entre hoje e quinta-feira, em Huelva (Espanha), no Fórum Sentido Sul, que prepara as bases da cooperação transfronteiriça entre Algarve, Alentejo e a região espanhola da Andaluzia.

O Fórum é organizado pela Diputación de Huelva – uma das sete províncias da região espanhola da Andaluzia – e o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Jorge Botelho, disse à Lusa que vai estar presente na sessão de abertura do encontro depois de, há cerca de três meses, ter traçado as linhas gerais dessa cooperação com o homólogo espanhol.

Jorge Botelho explicou que nessa reunião com o responsável da Diputación de Huelva foi acordado que os responsáveis políticos das regiões iriam trabalhar de forma conjunta para, num único território a sul, desenvolverem as potencialidades turísticas, económicas e culturais e encontrarem projetos comuns que possam obter financiamento através dos mecanismos do novo quadro comunitário de apoio destinados à cooperação transfronteiriça.

“Temos vindo a conversar no sentido as três regiões colaborarem em projetos comuns para desenvolvimento económico, turístico e cultural. O objetivo é podermos encontrar um programa de ação, um conjunto de questões comuns, para o desenvolvimento destas áreas e posicionarmo-nos para podermos ter algum acesso a candidaturas comuns transfronteiriças para podermos fazer mais investimentos e criar mais emprego”, afirmou o também presidente da Câmara de Tavira.

Jorge Botelho sublinhou que o Fórum que hoje se inicia em Huelva visa obter o contributo de empresários, empreendedores e empresários espanhóis para essa estratégia comum, e será depois replicado, do lado português, em data a determinar.

Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve, explicou à Lusa que vai participar no encontro como orador, numa mesa redonda a realizar na quinta-feira, denominada “A gestão do destino” e na qual se irá debruçar sobre “a evolução do turismo no Algarve nos últimos anos”.

“A minha intervenção vai centrar-se no que tem sido a história do Turismo do Algarve nestes últimos anos e nos fatores que permitiram à região chegar aos números de 2014”, adiantou Desidério Silva à Lusa, numa referência aos recordes de dormidas e de receitas que o setor alcançou no ano passado.

O presidente do Turismo do Algarve vai apontar o esforço que foi feito para “combater a sazonalidade” e “diversificar a oferta turística”, que “deixou de ser centrada no sol e praia e no golfe” para “ser integrada e contar com outras ofertas nas quais a região também se destaca”, como a observação de aves, o turismo de natureza ou a gastronomia.

Além de Jorge Botelho e Desidério Silva, participam ainda no encontro representantes da Câmara de Elvas e do Turismo do Alentejo.

O Fórum conta ainda com a participação de empresários espanhóis das áreas do Turismo ou da restauração ou das tecnologias, entre outros.

Verifique também

Luís Montenegro? “É um militante com as quotas em dia”, responde David Santos

O presidente do PSD/Algarve, David Santos, defendeu hoje que Rui Rio se deve recandidatar à …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR