Breves
Inicio | Educação | Novo reitor da Universidade do Algarve tomou ontem posse

Novo reitor da Universidade do Algarve tomou ontem posse

Posse_reitor_ualgO novo reitor da Universidade do Algarve (UALg), António Branco, tomou ontem posse do cargo em Faro e, durante o seu discurso de cerca de 30 minutos, apelou à comunidade académica para que continue a lutar pela instituição.

António Branco, apesar de não poder alterar as condições económicas e sociais que a comunidade académica da UALg está a viver, exortou no seu discurso de tomada de posse a comunidade académica a não desistir de lutar por aquela instituição de ensino superior.

Natural de Angola e doutorado em Literatura Portuguesa Medieval pela UAlg em 1999, o novo reitor, que leciona na UALg há 22 anos, foi eleito com “maioria absoluta” a 26 de novembro, arrecadando 18 votos dos membros do conselho geral.

António Branco, ex-diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, sucedeu a João Guerreiro, reitor cessante, e ficou incumbido, entre outras competências, de aprovar a criação, suspensão e extinção de cursos, atribuir apoios aos estudantes no quadro da ação social escolar, aprovar a concessão de títulos ou distinções honoríficas ou instituir prémios escolares.

A cerimónia de tomada de posse do reitor, que coincidiu com o Dia da Universidade do Algarve – que celebra 34 anos -, teve lugar no Grande Auditório do Campus das Gambelas.

A UAlg, academia pública criada em 1979, com perto de nove mil alunos e 807 professores, teve até hoje seis reitores: Manuel Gomes Guerreiro (1982-1986), Carlos Braga (1986-1990), Jacinto Marques (1990- 1993), Eugénio da Veiga (1993-1997), Adriano Pimpão (1998-2006) e João Guerreiro (2006-2013).

com Lusa

Verifique também

Diocese do Algarve começou a implementar a nova formação inicial para catequistas

O novo curso de formação inicial para catequistas, implementado este ano de modo experimental a …

0