Pub

Padre Miguel Neto

Quem me conhece sabe que em determinados momentos me impaciento, penso que não vou conseguir atingir uma determinada meta e sofro com isso. Mas, ao contrário do que possam pensar, não desisto. Posso desanimar, sofrer muitas vezes calado, viver momentos de stress, mas sigo em frente, porque acredito em várias coisas.

Nesses momentos, por norma olho para o lado e encontro sempre alguém, que na sua simplicidade e persistência me serve de modelo e de inspiração. Não precisa de ser alguém importante, famoso. Não. Olho para um colaborador que vive momentos mais difíceis na sua família e que, apesar disso, dá o melhor de si no seu trabalho; olho para um idoso, que tantas vezes já tem em cima de si muitos dos mais pesados desconfortos da idade e vejo como se agarra à vida, como sorri quando passo e me cumprimenta sorridente; sinto a presença dos meus amigos, que continuam a desejar a minha companhia, continuam a partilhar comigo os sorrisos e os momentos importantes das suas vidas; vejo aqueles que mais me amam, a minha família, a sua dedicação ao trabalho e às suas vocações e admiro-os profundamente.

Ser homem é isto mesmo: sabermo-nos frágeis e finitos, desalentar com os obstáculos, mas é, também, acreditar que vencemos o egoísmo, o nosso egoísmo e que chegando aos outros – e não falo dos relacionamentos tolos, balofos, do cumprimentozinho na rua e do passou bem com a vénia, de que tantos gostam e esperam, não! -, mas chegando verdadeiramente aos outros, com toda a capacidade de ouvir e sentir que tem o nosso cérebro e o nosso coração, os podemos fazer pessoas mais felizes, prontas, também elas, a ouvir, a aceitar, a apoiar.

Eu acredito neste exemplo do simples, do quotidiano, da verdade que se revela a todas as horas do nosso dia. E acredito que é nestes momentos mais banais aos olhos de tantos que Deus se faz presente, porque é Ele que me diz ao telefone, pela voz de um amigo: «Não podes desistir! Isso tudo se resolve e amanhã já estarás a olhar para o problema com outros olhos»! É Ele que me manda um SMS a dizer: «Diga-me o que é preciso fazer, que eu estou pronto a ajudar”! É Ele que tudo faz e tudo move na minha vida e é por isso que eu não perco a esperança.

A todos desejo que não percam a esperança. Olhem para o vosso lado e vejam, de verdade, nos gestos dos outros sinais do Altíssimo, mesmo que sejam sinais desafiadores e perturbantes! Ele está ao nosso lado e com Ele tudo é possível.

Pub