A paróquia da Mexilhoeira Grande celebra na próxima sexta-feira, 15 de agosto, os 500 anos da construção da sua igreja paroquial.
O ponto alto das comemorações será a celebração da Eucaristia naquele dia pelas 11h no dia em que se celebra também a solenidade da padroeira da paróquia, Nossa Senhora da Assunção.
A igreja paroquial da Mexilhoeira Grande é um dos monumentos mais antigos do concelho de Portimão, tendo sido edificada na primeira metade do século XVI, com o financiamento da família Castelo Branco, condes da Vila Nova de Portimão.
Ao longo deste ano, a paróquia tem promovido, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Bemposta e coletividades locais, várias iniciativas promocionais deste aniversário e também do jubileu dos 50 anos do padre Domingos da Costa como seu pároco e dos 50 anos do regresso da Companhia de Jesus ao Algarve.
O programa da celebração dos cinco séculos da igreja paroquial incluem ainda no dia 14, pelas 21h naquela igreja, o concerto de música antiga “Splendor Musicae Sacrae” com o Coro Johann Sebastian Bach, de Ponta Delgada, e a Orquestra Barlavento Ensemble; no dia 15, pelas 13h, um almoço comunitário no adro da igreja paroquial (com inscrição obrigatória), um concerto com o mesmo coro e orquestra de Ponta Delgada, pelas 17h, na igreja do Colégio, em Portimão, com um encontro de ranchos algarvios, pelas 21h, no adro da igreja paroquial com participação do Rancho Folclórico da Figueira (Portimão), do Rancho Folclórico de Santo Estevão (Tavira), Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere (Lagos) e do Grupo Folclórico de Faro (Faro) e com baile com artistas convidados.
A programação da comemoração, que se estende até dia 18 deste mês, inclui diversas atividades como o Concerto de Música Clássica “O Renascimento no modernismo”, pelas 21h, na igreja matriz da Mexilhoeira Grande.
Paróquia da Mexilhoeira Grande apresentou programação do triplo aniversário que celebra este ano