A paróquia da Mexilhoeira Grande vai celebrar os 50 anos do padre Domingos Monteiro da Costa como seu pároco.
O programa da celebração incluirá, no dia 04 de outubro, pelas 18h30, a Eucaristia na igreja paroquial da Mexilhoeira Grande presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e no dia 05 de outubro, pelas 16h, um concerto do Coro de Santo Amaro de Oeiras, na mesma igreja.
O padre Domingos Monteiro da Costa foi um dos dois sacerdotes da Companhia de Jesus (jesuítas) que regressaram ao Algarve há 50 anos. A chegada de jesuítas à diocese ocorreu em 1599 e a sua expulsão pelo Marquês de Pombal ocorreu em 1759, dando-se o seu regresso à diocese em 1975 com a vinda dos padres Arsénio Castro da Silva e Domingos Monteiro da Costa.
Este ano, as paróquias algarvias ao cuidado dos sacerdotes jesuítas estão a comemorar, para além dos 50 anos do padre Domingos Monteiro da Costa como pároco da Mexilhoeira Grande e dos 50 anos do regresso dos jesuítas ao Algarve, também os 500 anos da construção da igreja daquela paróquia.