A paróquia de Alvor vai celebrar no próximo domingo, 19 de maio, os 50 anos da dedicação da igreja de Santo André, da comunidade da Penina.
As comemorações têm início pelas 12h com a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Peter Stilwell, familiar do impulsionador da construção daquela igreja, John Benedict Stilwell, falecido em 2018.
Segue-se o almoço com a comunidade e a inauguração, pelas 15h, de uma exposição de fotografias e outros elementos alusivos à história daquela igreja, com breve intervenção, pela família Stilwell, contextualizando a sua construção, e pelo pároco atual, monsenhor Abílio Cardoso, sobre a atualidade.
O programa das celebrações jubilares irão prolongar-se até dia 1 de dezembro e inclui ainda no dia 16 de junho, pelas 16h, a plantação de uma árvore com crianças e pais no dia do encerramento deste ano de catequese e a iniciativa “Rezar caminhando” pelo prado da Penina com lanche partilhado; no dia 6 julho, pelas 21h, um concerto com o Grupo Coral Adágio; nos dias 3 e 4 e 10 e 11 de agosto, as festas de Santo André; no dia 5 de outubro, no arranque do novo ano de catequese, uma conferência proferida, pelas 21h, pelo padre António de Freitas sobre o tema “Uma igreja para o século XXI”, seguida de concerto com o ‘Duo Sintonia’ (acordeão e violino); e no dia 30 de novembro, Dia de Santo André, pelas 20h30, a celebração da Eucaristia, seguida da exibição, pelas 22h, da peça de teatro “O Meu Cristo Partido” – uma adaptação para teatro do livro do sacerdote espanhol Ramon Cué -, de uma ceia e de fogo de artifício.
No dia 1 de dezembro, o encerramento das celebrações jubilares incluirá a celebração da Eucaristia presidida, pelas 12h, por D. Manuel Quintas; a sessão de atribuição de nome ao salão em homenagem ao antigo pároco falecido, padre Manuel Honorato Antunes; o almoço oferecido pela paróquia à comunidade, e um concerto, pelas 15h, com o grupo ‘Brasa Doirada’.

John Stilwell, nascido em Portugal, filho de pai britânico e de mãe portuguesa, foi o principal acionista e administrador da Sociedade Turística da Penina, detentora do Hotel do Golfe da Penina (hoje Penina Hotel & Golf Resort), que em 1966 ali criou o primeiro campo de golfe do Algarve.
No dia 30 de novembro de 1974, a igreja da Penina era dedicada após oito anos de construção num terreno cedido pela Câmara de Portimão, junto ao hotel. Para além da sua empreendedora ação para a construção da igreja, John Stilwell ofereceu ainda todas as alfaias litúrgicas e paramentos e ajudou também a edificar outras estruturas de apoio à paróquia de Alvor (incluindo a também a comunidade de Montes de Alvor) e apoiou igualmente aquelas três comunidades cristãs no seu crescimento na fé.
Em virtude deste trabalho em prol da Igreja Católica algarvia, John Stilwell recebeu nos anos 90 uma condecoração atribuída pelo Papa São João Paulo II e a paróquia de Alvor também o homenageou há 10 anos, no contexto da celebração dos 40 anos daquela igreja.