Inicio | Sociedade | Paróquia de Paderne recebeu a luz da campanha “10 Milhões de Estrelas”

Paróquia de Paderne recebeu a luz da campanha “10 Milhões de Estrelas”

Foto © Samuel Mendonça

A paróquia de Paderne recebeu na passada quinta-feira a “Luz da Paz” da campanha “Dez Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” por ser a comunidade que este ano acolhe a manifestação pública no Algarve daquela iniciativa promovida pela Cáritas.

Foto © Samuel Mendonça

No final da missa da solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, o presidente da Caritas Diocesana do Algarve, Carlos Oliveira, entregou o círio ao bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, que, por sua vez, o entregou ao padre Pedro Manuel, pároco daquela comunidade paroquial, e aos restantes representantes paroquiais que o acompanharam.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

A vela, cuja entrega simbólica foi feita a todas as dioceses portuguesas no dia 20 do mês passado em Fátima, estará presente na manifestação que se realizará no próximo sábado, 17 deste mês em Paderne, que inclui a “Marcha da Paz” com início às 21h junto ao Centro de Saúde, seguindo para a igreja matriz, onde terá lugar a sessão com a intervenção do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e do presidente da Cáritas Diocesana, Carlos Oliveira, após a qual terá lugar o concerto com entrada livre com a cantora Teresa Salgueiro.

Na tarde do mesmo dia, a partir das 16h, será inaugurada no adro da igreja a exposição de trabalhos das crianças da catequese paroquial. Será também plantada a “Árvore da Paz” num terreno próximo e feito o lançamento de balões com mensagens alusivas à paz redigidas pelas crianças.

Foto © Samuel Mendonça

A ação, este ano, volta a incidir no apoio aos que são assistidos pela Cáritas. Assim, das receitas conseguidas com a venda de velas, 65% destinam-se às Cáritas Diocesanas, que os aplicarão em projetos destinados a apoiar as famílias portuguesas em situação de carência e os restantes 35% servirão para dar resposta a necessidades de várias famílias vulneráveis de refugiados apoiadas pela Cáritas da Grécia.

Na eucaristia de quinta-feira, o bispo do Algarve referiu-se àquela iniciativa como apelo. “Queremos, desde já, situarmo-nos ainda mais neste caminho de Advento para acolhermos essa «luz» que vem e sermos «luz» também com Cristo que quer iluminar todas as situações de conflito e de guerra. Que a luz de Cristo possa iluminar melhor a nossa vida para sermos pacíficos e pacificadores. Com os nossos gestos e as nossas atitudes queremos nós próprios ter gestos construtivos de paz”, afirmou.

Foto © Samuel Mendonça

A Cáritas convida ainda cada português a acender uma vela na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela de casa.

Foto © Samuel Mendonça

As velas estão à venda nas Cáritas Diocesanas e paróquias e também em estabelecimentos comerciais que se associaram à iniciativa, à imagem do que tem sucedido nos últimos anos, e podem ser adquiridas a um preço unitário de um euro ou quatro euros (pack de quatro velas).

Foto © Samuel Mendonça

Há também várias escolas no Algarve que já adquiriram as velas e estão a dinamizar atividades alusivas à iniciativa que este ano tem como embaixador o selecionador nacional de futebol, Fernando Santos.

Foto © Samuel Mendonça

A operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ é uma iniciativa solidária que nasceu em França e que começou a ser promovida em Portugal em 2003, tendo como principal objetivo incentivar a sociedade civil, os cidadãos, a contribuírem para a melhoria das condições de vida de pessoas e povos desfavorecidos, atingidos por fenómenos como a pobreza, a guerra, as catástrofes naturais, as desigualdades sociais.

Foto © Samuel Mendonça

A campanha tem lugar durante o Advento (tempo litúrgico que precede o Natal no calendário católico) e é concretizada através de manifestações públicas de natureza religiosa, cívica, cultural e artística desenvolvidas pela Cáritas Portuguesa e pelas Cáritas Diocesanas.

com Ecclesia

Verifique também

PJ detém militar suspeito de abusar sexualmente de menor no concelho de Tavira

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção, na quinta-feira, de um militar de 25 …