Pub

Com uma simples webcam HD móvel e um computador com Internet portátil, a paróquia transmite agora on-line, todos os domingos, a Eucaristia para todo o mundo através da tecnologia live streaming, cujo software é gratuito.

“A dada altura houve a necessidade de fazer com que as pessoas, que pertencem à paróquia e que não tinham possibilidade de participar na Eucaristia – por terem bebés pequenos, por estarem doentes, ou por outros motivos de força maior –, pudessem assistir em casa à celebração que estão habituados a participar”, explicou à FOLHA DO DOMINGO Bruno Castro, responsável pelo sítio da paróquia de Quelfes, acrescentando que “a ideia surgiu a partir de uma conversa com o pároco sobre novas funcionalidades” para aquele espaço da paróquia na Internet. “Depois procurámos a plataforma técnica para a transmissão”, complementou.

Depois de uma fase de testes, que decorreram durante a Semana Santa, a primeira emissão ocorreu no Domingo de Páscoa, dia 4 de Abril deste ano, e até agora, a PQuelfes TV – canal da paróquia no livestream (www.livestream.com/pquelfes) –, já teve mais de 5000 minutos de visualizações.

Outra das possibilidades deste serviço, que pode ser acedido através do sítio da paróquia, é o arquivamento dos vídeos transmitidos em live streaming. Bruno Castro explica que “as pessoas têm a possibilidade de ir ao canal rever as Eucaristias” em diferido. “Alguns paroquianos até já pediram para ficar com cópia de transmissões de algumas Eucaristias por motivos especiais como a celebração de sacramentos ou de etapas na catequese”, testemunha.

Futuramente, a paróquia pensa instalar Internet na igreja e alargar as transmissões a outros momentos significativos da vida paroquial. Outro dos aspectos a melhorar é o sistema de captação do som. “A igreja faz eco e neste momento temos apenas a captação de som através de um microfone que capta todo som ambiente. Para resolver a questão vamos fazer uma ligação directa da aparelhagem da igreja ao computador”, explica ainda Bruno Castro.

Samuel Mendonça

Pub