Breves
Inicio | Política | Partidos mantêm presidências de Câmara no Algarve

Partidos mantêm presidências de Câmara no Algarve

As eleições autárquicas de ontem não resultaram em trocas de câmaras no Algarve, com o PS a reforçar a maioria em dez dos 16 concelhos, o mesmo sucedendo com o PSD em quatro e com a CDU, num município.

De acordo com os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna – Administração Eleitoral, os sociais-democratas perderam a maioria em Alcoutim, mas mantêm a presidência com Francisco Amaral, concelho onde o Movimento Independente Castro Marim Primeiro conquistou um mandato, elegendo José Estevens.

A CDU manteve a presidência em Silves, tendo Rosa Palma alcançado a maioria absoluta (52,65%), ao conquistar um dos dois mandatos aos socialistas, tendo o PSD sido a segunda força mais votada, com dois mandatos.

Por seu turno, o Partido Socialista manteve a presidência e a maioria absoluta nos concelhos de Aljezur, Lagos, Lagoa, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, e reforçou a votação ao conquistar quatro mandatos em Portimão e em Vila do Bispo, municípios onde também passa a ter a maioria de mandatos.

Em Monchique, o PSD manteve os três mandatos e a maioria absoluta, com 43,50% dos votos, e reforçou a votação em Faro, onde Rogério Bacalhau foi reeleito (43,94%), obtendo cinco dos nove mandatos em disputa, tendo o PS conquistado os restantes quatro.

Em Vila Real de Santo António, a saída de Luís Gomes, por estar no limite de mandatos, não afetou o PSD, porque Conceição Cabrita manteve a maioria absoluta para a formação social-democrata, com quatro vereadores em sete, tendo o PS ficado com dois eleitos e a CDU com um, resultados em mandatos idênticos aos de 2013.

O PS reforçou também as maiorias absolutas que tinha em Tavira e Alcoutim, com respetivamente 58,35% (contra os 22,01% do PSD) e 66,11% (PSD com 24,81%).

Em Alcoutim, obteve quatro dos cinco eleitos, enquanto o PSD/CDS-PP/MPT/PPM ficou com o outro vereador.

Em Tavira, o PS ficou com cinco dos sete eleitos e o PSD com os outros dois, quando em 2013 a divisão tinha ficado em quatro para o PS e três para o PSD.

Verifique também

Ofélia Ramos eleita presidente do PSD/Faro com 91,5% dos votos

Ofélia Ramos foi eleita no sábado presidente da comissão política concelhia do PSD/Faro com 91,5% …