Breves
Inicio | Educação | Paulo Águas eleito reitor da Universidade do Algarve à segunda volta

Paulo Águas eleito reitor da Universidade do Algarve à segunda volta

Paulo Águas foi hoje eleito à segunda volta o novo reitor da Universidade do Algarve (UAlg), tendo sido o primeiro professor do subsistema politécnico na história da instituição a candidatar-se e a ser eleito para o cargo.

O novo reitor da academia algarvia, que até agora assumia as funções de vice-reitor, obteve 16 votos em 31 possíveis, que correspondem ao número de membros do Conselho Geral da UAlg hoje presentes na segunda reunião daquele órgão, de um total de 35.

Em declarações aos jornalistas, após a votação, em Faro, o novo reitor frisou que irá empenhar-se no sentido da “crescente afirmação da universidade nos planos regional, nacional e internacional” e que um dos seus objetivos é “promover a sustentabilidade através da inclusão e inovação no ensino e na investigação, num clima de proximidade”.

Na primeira votação, na quarta-feira, nenhum dos três candidatos – disputavam ainda o cargo os professores Efigénio Rebelo e Saúl Neves de Jesus – obteve os 18 votos necessários para garantir uma maioria absoluta, o que obrigou à realização de uma segunda volta.

O novo reitor assumiu aos jornalistas que tem pela frente um “grande desafio” e defendeu que a instituição necessita de “mais financiamento público”, caso contrário “terá problemas no futuro”, tal como outras universidades do país.

Paulo Águas, de 54 anos, licenciado em Economia, é professor coordenador na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da UAlg e é o primeiro docente do subsistema politécnico, na história da instituição, a ser eleito para o cargo de reitor.

A sua candidatura foi excluída numa primeira fase pela comissão eleitoral, pelo facto de ser docente do ensino politécnico, mas Paulo Águas recorreu e o Conselho Geral da UAlg acabou por admitir a candidatura, que não violava os estatutos, já que esta universidade possui dois subsistemas tutelados pelo mesmo órgão, a reitoria.

Paulo Águas vai ser o responsável máximo pela academia algarvia durante os próximos quatro anos, substituindo no cargo António Branco, eleito em 2013 e que decidiu não se recandidatar a um segundo mandato.

Verifique também

Nasceu um novo agrupamento do Corpo Nacional de Escutas em Portimão

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) passou a contar, desde o passado sábado à noite, …