Breves
Inicio | Educação | Pioneiros e Marinheiros algarvios do CNE celebraram Dia da III Secção em Ferragudo

Pioneiros e Marinheiros algarvios do CNE celebraram Dia da III Secção em Ferragudo

Dia_terceira_secao_cne_2019-3
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Realizou-se nos passados dias 10, 11 e 12 deste mês em Ferragudo a atividade escutista que assinalou o Dia da III Secção do Corpo Nacional de Escutas (CNE) para Pioneiros e Marinheiros (elementos dos 14 aos 18 anos), respetivamente dos ramos terrestre e marítimo daquele movimento.

A iniciativa, promovida pela Junta Regional do Algarve do CNE através da sua Secretaria Pedagógica da III Secção em colaboração com Agrupamento 413 de Ferragudo, este ano adotou um imaginário baseado no filme de animação “Moana” (“Vaiana”, na versão portuguesa) e teve como lema “O destino está nas tuas mãos”.

A animação conta a história de Moana Waialik, de espírito aventureiro e apaixonado, a única filha de um chefe de uma longa linhagem de navegadores que vivia há dois milénios numa pequena ilha da Polinésia, cujo maior desejo dela era explorar o mundo e navegar pelo oceano.

Dia_terceira_secao_cne_2019-2
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Aos escuteiros foi então pedido que trouxessem uma miniatura de barco não concluída, construída por eles, que foi simbolicamente lançada ao mar logo na sexta-feira, mas que acabou por não sair por não estar pronta, como prontos não estavam também os seus “tripulantes”.

“Ao longo do fim de semana, a ideia é que o próprio barco vá ficando mais preparado e que eles [Pioneiros e Marinheiros], com os conhecimentos adquiridos, também fiquem mais preparados e no fim estejam capacitados então para se fazer à aventura, à vida e assumirem como seu o seu destino”, explicou ao Folha do Domingo a secretária regional da III Secção, Rita Pascoal.

Durante o fim de semana foi colocada em cada embarcação um mastro, mas a inclusão da vela ficou reservada para o fim. “A «vela de fogo» será acesa durante a eucaristia para simbolizar a iluminação divina na «viagem» e o barco será completado no fim da atividade com uma vela mesmo de pano que vai também representar a pontuação deles: será de ouro, prata ou bronze”, acrescentou Rita Pascoal.

Dia_terceira_secao_cne_2019-24
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A atividade teve início na sexta-feira com a chegada depois do jantar. Após a montagem do acampamento junto à praia da Angrinha e a cerimónia de abertura, os Pioneiros e Marinheiros participaram numa formação de segurança marítima ministrada pelos dirigentes do agrupamento local.

Dia_terceira_secao_cne_2019-6
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No sábado e no domingo, os jogos do programa realizaram-se em três pontos. Na vila contaram com algumas pequenas tarefas, num pinhal perto centraram-se sobretudo em técnica escutista e na praia com atividades náuticas como navegação de embarcações, canoagem, paddle ou surf.

No domingo, a atividade escutista, participada por 261 pioneiros e marinheiros e por quase 60 dirigentes de 25 agrupamentos, terminou com a celebração da eucaristia presidida pelo padre Nuno Coelho, assistente regional-adjunto do CNE.

Verifique também

Vale das Almas acolhe XIII Acampamento Regional do Corpo Nacional de Escutas

Tem início amanhã, dia 3 de setembro, o XIII Acampamento Regional (ACAREG) do Algarve do …