|
|
|
|
Em cada ano pastoral há sempre renovação nas comunidades religiosas presentes nas diversas dioceses. Neste ano de 2014/2015, na Igreja Católica algarvia são quatro as novas colaboradoras consagradas que vieram ajudar no trabalho pastoral, sendo que três delas já tinham trabalhado no Algarve, embora uma destas apenas pontualmente.
A irmã Lúcia Nunes, da congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus e natural dos Açores, veio da Diocese de Aveiro e é a única que nunca tinha estado a trabalhar no Algarve. Para além de ter integrado a comunidade algarvia, em Faro, daquela congregação religiosa, está também a colaborar na catequese da comunidade do Imaculado Coração de Maria da paróquia da Sé de Faro, junto à casa das Missionárias da Caridade, conhecidas como irmãs de Teresa de Calcutá.
A irmã Mariana Pereira, do Instituto Missionário das Filhas de São Paulo (paulinas), veio da Diocese do Porto e já tinha estado no Algarve a colaborar pontualmente no trabalho de verão daquele instituto religioso. Natural de Castanheira, concelho de Chaves, aquela religiosa, para além de integrar a comunidade paulina algarvia, em Faro, colabora ainda na livraria do instituto naquela cidade e na missão pastoral que aquelas religiosas desenvolvem ao nível da divulgação da comunicação escrita e musicada, seja através da literatura, seja através meios audiovisuais ou informáticos.
Bem conhecedora da diocese algarvia é a irmã Rosa Peixoto, do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, que há sete anos saiu do Algarve para a Diocese de Viseu. Regressada agora daquela diocese, aquela consagrada, natural de Vila Verde, distrito de Braga, para além de integrar a comunidade algarvia, em Silves, do seu instituto religioso, colabora ainda no trabalho pastoral da paróquia local.
Outra conhecedora do Algarve é a irmã Aurora Araújo, da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas), que já tinha estado na diocese entre 1995 e 2007. Natural de Infias, no concelho de Vizela, aquela religiosa veio de Vendas Novas, no distrito de Évora, para integrar a comunidade salesiana algarvia presente no Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro. Para além de ajudar na gestão daquela instituição educativa da Diocese do Algarve, a irmã Aurora Araújo colabora ainda na catequese e nas equipas da pastoral dos doentes e das vocações da paróquia de São Pedro de Faro.
Religiosos ou consagrados são os sacerdotes, irmãos ou irmãs, pertencentes a um(a) instituto/congregação religioso(a).