Pub

PraiaOs serviços de saúde do Algarve vão ser reforçados este verão com 32 postos de praia, entre outras medidas, com forma de garantir “um atendimento seguro” à população residente e turística, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS).

O reforço inclui o alargamento do horário de atendimento e aumento das consultas de atendimento complementar nos concelhos do litoral, onde se regista maior afluência de turistas, lê-se no sítio eletrónico daquela entidade.

O Plano de Verão, que vigorará entre 30 de junho e 15 de setembro, mantém o número de postos de praia do ano passado e recupera as linhas gerais do plano aplicado em 2013.

Em cada posto de praia vão ser prestados cuidados de enfermagem, tratadas situações clínicas de menor gravidade e os profissionais encaminharão os doentes para outros serviços de saúde da região sempre que necessário.

O atendimento nestes postos de praia é garantido pela Cruz Vermelha Portuguesa entre as 10:30 e as 19:30.

O Plano de Verão de 2014 vai contar com os recursos afetos às diversas unidades da região de acordo com o planeamento realizado pelos diversos Agrupamentos de Centros de Saúde da ARS/Algarve e do Centro Hospitalar do Algarve, acrescenta a ARS.

Os serviços de urgência básica de Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, o serviço de urgência médica e cirúrgica de Portimão e o serviço de urgência polivalente do polo de Faro do Centro Hospitalar do Algarve vão estar em funcionamento permanente, assegura a Administração Regional de Saúde em comunicado.

“Aguarda-se, para breve, um esforço de recursos humanos, nomeadamente de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais”, acrescenta.

O plano fica completo com o trabalho de informação e prevenção sobre ondas de calor e períodos de temperaturas extremas e adversas que o Departamento de Saúde Pública e Planeamento vai ter em curso até ao final de setembro.

Pub