Breves
Inicio | Igreja | Religiosos a trabalhar no Algarve assinalam o Dia do Consagrado

Religiosos a trabalhar no Algarve assinalam o Dia do Consagrado

Foto © Samuel Mendonça

Os consagrados – sacerdotes, irmãos ou irmãs, pertencentes a um(a) instituto/congregação religioso(a) – a trabalhar na Igreja do Algarve vão celebrar o Dia do Consagrado no próximo domingo, 5 de fevereiro.

A iniciativa, realizada no âmbito da Semana da Vida Consagrada a decorrer desde a passada quinta-feira, 26 de janeiro, prolongando-se até à próxima quinta-feira, 2 de fevereiro, terá lugar em Faro.

A jornada terá início pelas 9.30h na capela das Missionárias da Caridade com o acolhimento e a eucaristia, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, seguindo-se a reflexão do padre Nuno Tovar de Lemos, subordinada ao tema daquele encontro “Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei”.

De tarde, no Colégio de Nossa Senhora do Alto, haverá um momento de partilha entre os consagrados, seguindo-se a adoração ao Santíssimo Sacramento com possibilidade da receção do sacramento da Reconciliação.

Na véspera, 4 de fevereiro, será ainda realizada uma vigília de oração com e pelos consagrados às 21h na igreja de São Francisco, em Faro.

As atividades de celebração do Dia do Consagrado são promovidas pelo Secretariado Regional do Algarve da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

A nível nacional a Semana da Vida Consagrada, tendo como ponto alto a celebração do 21.º Dia Mundial do Consagrado no próximo dia 2 de fevereiro, é um evento instituído pela Conferência Episcopal Portuguesa, e organizada pela CIRP em parceria com a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios e a Federação Nacional dos Institutos Seculares.

O Dia Mundial do Consagrado foi instituído simbolicamente a 2 de fevereiro por João Paulo II, em 1997, uma vez que no mesmo dia, o calendário católico assinala a Festa da Apresentação do Senhor.

Verifique também

Paróquia das Ferreiras acolhe Oficina de Oração e Vida

A paróquia das Ferreiras está a acolher uma Oficina de Oração (TOV) e Vida desde …