Inicio | Igreja | Religiosos a trabalhar no Algarve vão assinalar o Dia do Consagrado

Religiosos a trabalhar no Algarve vão assinalar o Dia do Consagrado

Foto © Samuel Mendonça

A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), em parceria com a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios e a Federação Nacional dos Institutos Seculares, vai promover, uma vez mais, a celebração da Semana do Consagrado entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro, um evento instituído a nível nacional pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Este ano, a iniciativa tem como tema “Fazei brilhar a vossa luz” (Mt 5,16).

Através da sua página da internet, a CIRP propõe alguns materiais que poderão ser aproveitados em momentos de oração, celebração e reflexão, nomeadamente a mensagem do presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, a Lectio Divina, a Oração Universal, uma proposta de catequese para a adolescência e outra para a infância e uma vigília de oração.

No âmbito desta semana, e pese embora o Dia Mundial do Consagrado se assinale a 2 de fevereiro, no Algarve, os consagrados – sacerdotes, irmãos ou irmãs, pertencentes a um(a) instituto/congregação religioso(a) – a trabalhar na Igreja algarvia vão celebrá-lo de maneira particular no próximo 4 de fevereiro, em Paderne, onde está sedeada a comunidade algarvia das irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.

Promovida pelo Secretariado Regional do Algarve da CIRP, a jornada, com acolhimento pelas 9h30 na igreja matriz, terá início com a celebração da eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, na qual serão assinalados os 25 e 50 anos de vida religiosa de alguns consagrados, seguindo-se um encontro com os grupos da paróquia.

Depois do almoço, que terá lugar no Centro Paroquial de Paderne, o bispo diocesano apresentará aos consagrados uma reflexão sobre o tema “Para vinho novo, odres novos” (Mc 2,22), que este ano serve também de temática à XXXIII Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada promovida pela CIRP de 10 a 13 do próximo mês, em Fátima.

O encontro terminará com a oração de conclusão.

O Secretariado Regional do Algarve da CIRP convida ainda as paróquias a assinalar o 22º Dia Mundial do Consagrado. “Que cada comunidade seja animadora deste evento que a Igreja nos oferece e intensifique a oração ao Senhor da messe”, escreveu a organização em circular a que Folha do Domingo teve acesso.

O Dia Mundial do Consagrado foi instituído simbolicamente a 2 de fevereiro por São João Paulo II, em 1997, uma vez que no mesmo dia, o calendário católico assinala a Festa da Apresentação do Senhor.

Verifique também

Atividades programadas para a casa de retiros da Diocese do Algarve já tiveram início

As atividades programadas para a casa de retiros de São Lourenço do Palmeiral, anunciadas em …