Foto © Agenzia Sir

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD) vai promover encontros para todas as dioceses de Portugal com a irmã Veronica Donatello, responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália, com o objetivo de sensibilizar para a inclusão eclesial.

Aquela responsável pelo setor da catequese para pessoas com deficiência da Conferência Episcopal Italiana virá também ao Algarve no dia 25 deste mês para falar sobre a integração da pessoa com deficiência na vida da Igreja.

O encontro, sob o tema “A Fé e as Pessoas com Deficiência – desafios e compromissos”, terá lugar em Faro, na paróquia de São Luís, com início pelas 21h, e destina-se particularmente a agentes de pastoral, párocos, educadores, professores, catequistas, famílias, pessoas com deficiência e comunicação social.

Para Isabel Vale, a presença da especialista italiana vai ser um momento para pensar a catequese e a pastoral com as pessoas com deficiência em Portugal. “Em Portugal não há um padre que saiba língua gestual e um surdo, que só saiba língua gestual, não tem um sacerdote para se confessar”, sublinhou a diretora do SPPD em declarações à Agência Ecclesia.

É, por isso, necessário “sensibilizar para a inclusão das pessoas com deficiência na Igreja” e alertar para a importância da “catequese”, sobretudo “ligado a pessoas autistas, à deficiência intelectual e a catequese a pessoas surdas”, refere a responsável.

Isabel Vale alerta para a necessidade de sensibilizar seminaristas e padres para “um tema da maior importância”.

A irmã Veronica Donatello é filha de um casal de surdos e tem uma irmã com deficiência intelectual, tendo-se tornado “numa comunicadora muito interessante que fala com todo o corpo”, enaltece Isabel Vale.

com Agência Ecclesia

Cartaz