Inicio | Igreja | Responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália vem ao Algarve

Responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália vem ao Algarve

Foto © Agenzia Sir

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD) vai promover encontros para todas as dioceses de Portugal com a irmã Veronica Donatello, responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália, com o objetivo de sensibilizar para a inclusão eclesial.

Aquela responsável pelo setor da catequese para pessoas com deficiência da Conferência Episcopal Italiana virá também ao Algarve no dia 25 deste mês para falar sobre a integração da pessoa com deficiência na vida da Igreja.

O encontro, sob o tema “A Fé e as Pessoas com Deficiência – desafios e compromissos”, terá lugar em Faro, na paróquia de São Luís, com início pelas 21h, e destina-se particularmente a agentes de pastoral, párocos, educadores, professores, catequistas, famílias, pessoas com deficiência e comunicação social.

Para Isabel Vale, a presença da especialista italiana vai ser um momento para pensar a catequese e a pastoral com as pessoas com deficiência em Portugal. “Em Portugal não há um padre que saiba língua gestual e um surdo, que só saiba língua gestual, não tem um sacerdote para se confessar”, sublinhou a diretora do SPPD em declarações à Agência Ecclesia.

É, por isso, necessário “sensibilizar para a inclusão das pessoas com deficiência na Igreja” e alertar para a importância da “catequese”, sobretudo “ligado a pessoas autistas, à deficiência intelectual e a catequese a pessoas surdas”, refere a responsável.

Isabel Vale alerta para a necessidade de sensibilizar seminaristas e padres para “um tema da maior importância”.

A irmã Veronica Donatello é filha de um casal de surdos e tem uma irmã com deficiência intelectual, tendo-se tornado “numa comunicadora muito interessante que fala com todo o corpo”, enaltece Isabel Vale.

com Agência Ecclesia

Cartaz

Verifique também

Congresso Internacional da Catequese contou com participação de três representantes da Diocese do Algarve

Foram três as participantes da Diocese do Algarve no Congresso Internacional da Catequese, promovido o …