Breves
Inicio | Cultura | Rota Europeia dos Descobrimentos apresenta hoje Museu Virtual em Sagres

Rota Europeia dos Descobrimentos apresenta hoje Museu Virtual em Sagres

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O “Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos” apresenta hoje, em Sagres, Vila do Bispo, o Museu Virtual dos Descobrimentos, um espaço interativo que vai estar online até ao final deste ano, disse à Lusa o Turismo do Algarve.

“Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos” é um projeto transfronteiriço de turismo cultural que envolve as regiões do Algarve e da Andaluzia (Espanha).

O Museu Virtual dos Descobrimentos é uma das iniciativas do “Descubriter” e trata-se de um espaço interativo com “documentos, imagens e vídeos sobre a epopeia de exploração dos mares desconhecidos e das novas terras entre os séculos XV e XVII”, explicou à agência Lusa Desidério Silva, presidente do Turismo Algarve.

A apresentação do museu virtual vai ser feita hoje durante o Seminário “Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos”, que decorre a partir das 10:00, no Hotel da Baleeira, em Sagres, prolongando-se até às 15:00.

O seminário vai reunir profissionais e agentes dos setores do turismo e da cultura em torno da rota turística transfronteiriça que junta o Algarve e a Andaluzia, com o objetivo de promover cultura, história e património das navegações do território de onde partiram as primeiras expedições marítimas do mundo, designadamente de Lagos.

O caráter único dos recursos dos Descobrimentos está na base do projeto “Descubriter” e constitui uma oportunidade para a potenciação do turismo nos territórios envolvidos, contribuindo para o conhecimento da história e do património local, promovendo a competitividade e diferenciação turística e permitindo alargar o leque de perfis de procura potencial.

O Descubriter é uma iniciativa ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), orçada em 560 mil euros e cofinanciada a 75% através do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (POCTEP).

Verifique também

Sustentabilidade é o mote da Bienal Ibérica de Património Cultural em Loulé

A Bienal Ibérica de Património Cultural elegeu a Sustentabilidade como mote da edição deste ano, …