Inicio | Igreja | Seminário de Faro tem seis novos seminaristas este ano, mas nenhum é do Algarve

Seminário de Faro tem seis novos seminaristas este ano, mas nenhum é do Algarve

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

No decurso de mais um Lausperene, a cadeia de oração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento, 24 horas por dia, que a Diocese do Algarve está a promover durante 15 dias para pedir a Deus vocações de consagração, tanto no sacerdócio como na vida religiosa ou nos institutos seculares, Folha do Domingo diz-lhe quem integra no atual ano letivo a instituição algarvia dedicada à formação dos futuros sacerdotes da Igreja algarvia e não só.

O Seminário de São José da Diocese do Algarve conta este ano com 12 seminaristas, sendo que sete se encontram no Seminário Menor, em Faro, e os restantes no Seminário Maior, em Évora.

Dos sete que frequentam o Seminário Menor, seis entraram este ano. Destes, nenhum é do Algarve, sendo três oriundos da Arquidiocese de Évora e outros tantos da diocese cabo-verdiana de Mindelo para frequentar o ano propedêutico (preparatório para o ingresso no Curso de Teologia, após a conclusão do 12º ano) que funciona no Algarve, desde o ano 2012/2013 em regime interdiocesano para as três dioceses do sul de Portugal e em colaboração com as dioceses de Cabo Verde.

Assim, para além do Bruno Valente, do Montenegro, a frequentar o 12º ano, chegaram o Bernardo Manuel, Bruno José e o Tomás Dias, da Arquidiocese de Évora e o Arsénio Delgado (Ilha de Santo Antão), o Marcos da Lomba (Ilha de Santiago) e o Ruben Costa (Ilha de São Nicolau), da Diocese de Mindelo de Cabo Verde.

No Seminário Maior de Évora estão o Getúlio Bica, das Ferreiras, no primeiro ano, o Samuel Camacho, de Faro, no terceiro, o Fábio Pedro, de Loulé, no quarto ano, o António de Almeida, de Tavira, no quinto ano e o Tiago Veríssimo, de Aljezur, no sexto ano.

A equipa formadora do Seminário de São José é constituída pelo reitor, o cónego José Pedro Martins, pelo padre José Chula, prefeito e ecónomo, e pelo padre Luís Gonzaga Nunes e pelo cónego Joaquim Nunes, ambos diretores espirituais.

seminario_faro_2016_2017

Verifique também

Paróquia das Ferreiras acolhe Oficina de Oração e Vida

A paróquia das Ferreiras está a acolher uma Oficina de Oração (TOV) e Vida desde …