Inicio | Política | Três secretários de Estado algarvios farão parte do novo Governo (atualizada)

Três secretários de Estado algarvios farão parte do novo Governo (atualizada)

Jorge Botelho (E), Jamila Madeira (C) e José Apolinário (D)

O primeiro-ministro apresentou hoje ao chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, uma equipa de Governo com 22 novos secretários de Estado, de acordo com uma nota publicada no portal da Presidência da República.

Entre as 22 entradas no executivo, contam-se os nomes dos algarvios José Apolinário, que se mantém na Secretaria de Estado das Pescas, e surgem dois novos: o de Jamila Madeira, escolhida para a equipa totalmente nova da ministra da Saúde, Marta Temido, como secretária de Estado Ajunta e da Saúde, e o de Jorge Botelho, escolhido como secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local no novo Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, tutelado por Alexandra Leitão.

A equipa do ministério, tutelado por Marta Temido, será ainda composta pelo secretário de Estado da Saúde António Sales e a do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, José Couto, como secretário da Administração Pública.

Jamila Madeira, licenciada em Economia, vai assumir o cargo de secretária da Estado Adjunta da Saúde, substituindo Francisco Ramos, enquanto António Lacerda Sales, licenciado em Medicina, será o secretário de Estado da Saúde, assumindo um cargo que era ocupado por Raquel Duarte.

Mestre em Finanças pelo INDEG/ISCTE, Jamila Madeira, nascida em 1975 e natural de Alte, é quadro da REN – Redes Energéticas Nacionais desde 1997, na qual desempenhou funções como diretora para a Agenda Europeia de Energia.

Na XIII Legislatura, foi vice-presidente do grupo parlamentar do PS com o pelouro da saúde. Foi ainda vice-presidente do grupo parlamentar do PS nas VIII, IX e XIII legislaturas.

Foi também deputada ao Parlamento Europeu (2004-2009), onde assumiu responsabilidades nas áreas do emprego, assuntos sociais e desenvolvimento regional.

Entre 2000 e 2004 foi secretária geral da Juventude Socialista e desde 1999 é Comissária Política Nacional do Partido Socialista.

Jamila Madeira foi ainda membro da Comissão Política Nacional de Recandidatura de Jorge Sampaio a Presidente da República (2001).

Jorge Botelho é presidente da Associação de Municípios do Algarve – Comunidade Intermunicipal do Algarve desde 2013 e da Câmara de Tavira desde 2009. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tem uma pós-graduação em Gestão pela Universidade do Algarve e é inspetor da Segurança Social.

É presidente da Câmara de Tavira desde 2009 e entre 1996 e 2000 exerceu as funções de vogal do Conselho Diretivo do Centro Regional da Segurança Social do Algarve.

Quem não continua no novo Governo é o algarvio Miguel Freitas, antigo secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.

com Lusa

Verifique também

Presidente da Câmara de Aljezur diz não ter condições para alojar migrantes trabalhadores de explorações agrícolas

O presidente da Câmara de Aljezur, José Gonçalves, disse hoje que nos aglomerados urbanos do …