Pub

Desidério Silva destacou “o retorno económico muito importante” que o rali de Portugal, prova pontuável para o Campeonato do Mundo (WRC), tem tido para o Algarve “nos últimos cinco anos” e defendeu as características que a região aportou à organização da prova para sustentar a sua continuidade no sul.

“O fator segurança, as acessibilidades e a logística da prova sempre foram consideradas como a parte mais importante do sucesso internacional do Rali. A disponibilidade do Turismo do Algarve e do Turismo de Portugal para a manter o Rali na região é unânime, face aos contactos já hoje mantidos com o presidente do Turismo de Portugal”, referiu Desidério Silva em comunicado, após tomar conhecimento da intenção através da comunicação social.

O presidente do Turismo do Algarve reiterou a disponibilidade para “concertar com os agentes locais, em particular com os municípios da região, a criação das condições para a continuação do rali no Algarve”, preservando assim “um fator de crescimento da economia regional e de criação de emprego” numa época do ano marcada pela sazonalidade, que o Governo e os atores regionais têm tentado combater para suster o desemprego.

“Neste contexto, enquanto presidente da direção do Turismo do Algarve, tudo farei junto da organização do Rali de Portugal e de outras entidades públicas e privadas para que o mesmo não saia da região e seja claramente um projeto para vários anos”, garantiu o dirigente do Turismo do Algarve, região do país com a maior taxa de desemprego e com forte dependência do setor turístico.

No domingo, o presidente do Automóvel Clube de Portugal, entidade organizadora da prova, confirmou um acordo com as câmaras do Porto e de Fafe para levar o rali de novo à região norte, que recebeu o evento pela última vez em 2001.

"Se chegarmos a acordo com as cinco câmaras que faltam, para o ano temos o rali no Porto. Não depende de nós, mas está tudo no bom caminho. Estamos muito confiantes", afirmou Carlos Barbosa no domingo, em declarações à agência Lusa, após o "WRC Fafe Rally Sprint", competição disputada em Fafe, a anteceder o início do Rali de Portugal, na quinta-feira, no Algarve.

Lusa

Pub