Breves
Inicio | Economia | Valor médio da avaliação bancária continua a diminuir, com o Algarve a sobressair – INE

Valor médio da avaliação bancária continua a diminuir, com o Algarve a sobressair – INE

O Inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE) à avaliação bancária na habitação, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, destaca ainda que em novembro na área metropolitana de Lisboa o valor médio de avaliação aumentou 0,1 por cento face a outubro, para 1.397 euros/m2, enquanto que a média da avaliação na área metropolitana do Porto diminuiu 0,9 por cento, para 1.085 euros/m2.

Para o total do país, a avaliação de novembro fixou-se em 1.133 euros por metro quadrado, mas os aumentos registados na região de Lisboa e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira “não foram suficientes” para compensar as variações negativas observadas nas restantes regiões do país.

A região do Algarve sobressaiu pela diminuição de 20 euros no preço por metro quadrado (m2), face ao mês de outubro (-1,3 por cento).

Quando compara a avaliação de novembro com idêntico mês do ano passado, o valor médio de avaliação no país caiu 2,2 por cento, refletindo as diminuições mais intensas observadas na região de Lisboa (-1,7 por cento) e nas regiões do Norte e do Centro (ambas com -1,6 por cento).

“A estas variações corresponderam diminuições de 24 euros, 16 euros e 15 euros, respetivamente”, conclui o INE.

O valor médio de avaliação bancária dos apartamentos fixou-se em 1.198 euros por m2, caindo 0,3 por cento face a outubro, enquanto que no caso das moradias diminuiu 0,5 por cento, para 1.021 euros por metro quadrado.

Lusa

Verifique também

Ryanair chega a acordo com a ANA para manter base mais reduzida em Faro

A Ryanair chegou a acordo com a ANA – Aeroportos de Portugal para manter a …