Inicio | Economia | Vila Real de Santo António espera milhares de espanhóis para segundo “Domingo Stock Out”

Vila Real de Santo António espera milhares de espanhóis para segundo “Domingo Stock Out”

Comercio_vrsaA segunda edição do “Domingo Stock Out” de Vila Real de Santo António vai coincidir com o feriado da região espanhola da Andaluzia e a autarquia espera a visita de milhares de espanhóis à cidade algarvia.

Organizada pela Câmara de Vila Real de Santo António, a iniciativa tem por objetivo a abertura das lojas no centro histórico da cidade no último domingo de cada mês, com produtos a preços mais baixos, para permitir o acolhimento de excursões ao comércio local, organizadas entre um empresário e operadores turísticos espanhóis e que podem levar até 1.500 pessoas à localidade fronteiriça algarvia, segundo as estimativas da organização.

“O evento irá coincidir com o Dia da Andaluzia, sendo esperada a visita de milhares de espanhóis que aproveitam o feriado para procurar o comércio e a restauração do concelho de Vila Real de Santo António”, anunciou o município algarvio num comunicado.

A Câmara precisou que a iniciativa, denominada “White Sunday/Domingo Stock Out”, vai ter lugar entre 10:30 e as 18:00, “conta com a colaboração dos comerciantes da baixa da cidade” e da empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU), que isenta os empresários de taxas de ocupação de espaço na via pública nesses dias.

As lojas poderão assim colocar bancas no exterior com “produtos com saldos e descontos adicionais” e “expor livremente os seus artigos no exterior, ficando isentos do pagamento de taxas adicionais”, sublinhou a câmara.

No próximo domingo realiza-se em simultâneo uma mostra de artesanato de inverno, na Praça Marquês de Pombal, em pleno centro histórico pombalino, com “dezenas de artesãos que irão colocar à venda produtos como cestaria, empreita, bolos regionais, frutos secos, artesanato tradicional, entre outros artigos”.

“O nome do evento [White Sunday] segue os princípios da ‘Black Friday’, permitindo aos comerciantes escoarem os seus stocks, no último domingo de cada mês, numa ação conjunta e promovida através de uma linha de comunicação única”, explicou a autarquia.

Os estabelecimentos assinalam a sua adesão à iniciativa com a colocação de um logótipo e mobiliário exterior de acordo com a linha gráfica implementada pela empresa municipal SGU para o centro histórico da cidade, na qual o branco é a cor predominante.

O “White Sunday Stockout” surgiu de uma proposta feita por um empresário local à SGU, que gere o centro comercial a céu aberto formado pelos estabelecimentos localizados no centro histórico pombalino de Vila Real de Santo António, após um princípio de acordo alcançado com operadores turísticos espanhóis para o efeito.

A primeira edição realizou-se no último domingo de janeiro.

O feriado do próximo domingo na Andaluzia assinalar a data do referendo que, em 1980, aprovou o estatuto de autonomia da região, tornando-a numa comunidade autónoma de Espanha.

Verifique também

Câmara Vila Real Santo António resolve contrato por incumprimento na construção de hotel

A Câmara de Vila Real de Santo António aprovou a resolução do contrato para a …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR