Inicio | Política | Vítor Aleixo anunciou candidatura à liderança da AMAL

Vítor Aleixo anunciou candidatura à liderança da AMAL

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo (PS), anunciou a sua candidatura ao cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), depois de o presidente ainda em funções, Jorge Botelho, ter sido eleito deputado por Faro.

Em comunicado divulgado pelo gabinete de apoio ao presidente da Câmara de Loulé, o autarca considera “haver condições para o desempenho do cargo de liderança regional” assumindo a “defesa do Algarve e dos algarvios” como o seu principal objetivo, caso venha a ser eleito.

O presidente da AMAL e da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, suspendeu ambos os mandatos para integrar o terceiro lugar nas listas do PS para as eleições legislativas, numa altura em que já não se pode recandidatar à autarquia, por ter atingido o limite legal de três mandatos.

Enquanto teve o mandato suspenso, entre 23 de agosto e 6 de outubro, o presidente em substituição foi Osvaldo Gonçalves, vice-presidente da AMAL e presidente da Câmara de Alcoutim, mas Jorge Botelho regressou logo após as eleições à presidência da AMAL, onde se manterá até ser empossado como deputado.

Em declarações à Lusa, Jorge Botelho esclareceu que, com a sua saída para o Parlamento, que deve acontecer durante a próxima semana, o novo presidente da AMAL – que representa os 16 municípios algarvios – será eleito pelos seus pares, prevendo-se que a data da votação seja “muito em breve”.

De acordo com o ainda presidente da AMAL, a votação do novo presidente deverá ser um dos pontos na ordem de trabalhos do próximo Conselho Intermunicipal, órgão que habitualmente se reúne na primeira sexta-feira de cada mês.

Contudo, como a primeira sexta-feira do mês de novembro coincide com um dia feriado (1 de novembro), a reunião pode ser antecipada para o dia 31 de outubro, ou realizar-se na semana seguinte, explicou.

Jorge Botelho disse também que “nos próximos dias” deverá realizar-se uma reunião entre os dez autarcas algarvios eleitos pelo PS para designar o nome que será depois sujeito a votação.

Segundo Vítor Aleixo, os pressupostos programáticos da sua candidatura passam por “dar visibilidade aos grandes temas da região”, nomeadamente, a saúde, “com destaque para a construção do tão aguardado Hospital Central do Algarve”, a adaptação às alterações climáticas, a mobilidade regional e a coesão territorial.

Vítor Aleixo nasceu em Loulé a 7 de fevereiro de 1956 e foi eleito presidente da Câmara de Loulé em 2013, cumprindo agora o seu segundo mandato à frente da autarquia.

Mais de uma década antes, em 1999, tinha assumido a presidência daquele município, após a renúncia do então presidente Joaquim Vairinhos.

Verifique também

Presidente da Câmara de Aljezur diz não ter condições para alojar migrantes trabalhadores de explorações agrícolas

O presidente da Câmara de Aljezur, José Gonçalves, disse hoje que nos aglomerados urbanos do …