Breves
Inicio | Educação | A melhor escola algarvia do ‘ranking’ do 9º ano é das do topo nacional a Matemática

A melhor escola algarvia do ‘ranking’ do 9º ano é das do topo nacional a Matemática

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O colégio da Diocese do Algarve é o líder no Algarve do ranking dos exames nacionais do ensino básico (9º ano) relativo ao ano letivo de 2016/2017 entre os estabelecimentos de ensino da região, divulgado no passado fim-de-semana pelo Ministério da Educação através do portal InfoEscolas.

O Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, ocupou o primeiro lugar entre as escolas do ensino básico com uma média de 4,07 (média percentual de 78,73%), tendo realizado 56 provas, figurando assim em 20º lugar a nível nacional nos resultados dos exames do 9º ano.

A prestação da instituição destaca-se sobretudo ao nível do exame de Matemática, tendo ficado em 9º lugar do ranking nacional com uma média de 4,46 (média percentual de 86,8%). A nível nacional, a média a esta disciplina foi de 2,85.

Na prova de Português, o colégio ficou em 51º lugar com uma média de 3,68 (média percentual de 70,7%). A nível nacional, a média no exame foi de 3,25.

No 9.º ano as notas variam entre os níveis 1 e 5, sendo o nível 3 o primeiro patamar das notas positivas.

Relativamente aos resultados, a direção do Colégio de Nossa Senhora do Alto considera que “estes indicadores, organizados desta forma, não traduzem certamente toda a verdade sobre uma escola”. “A formação de um aluno não se mede só por um conjunto de duas notas, mas sim no contributo dado para a sua elevação como indivíduo, para a sua disponibilidade para o exercício futuro de uma cidadania ativa, informada e responsável”, refere a instituição, considerando que “esta organização de dados coloca em evidência algumas fragilidades” do sistema educativo.

“Não obstante as limitações da informação dos rankings, mostram-nos claramente um sistema educativo a, pelo menos, duas velocidades”, refere a direção do colégio da Igreja católica algarvia, considerando que importa olhar para “o que deverá ser feito para contrariar os ciclos de insucesso escolar que algumas escolas, ano após ano, registam”. “Este caminho não se faz seguramente, desvalorizando a excelência e o trabalho produzido pelas escolas privadas. Faz-se criando incentivos a fazer melhor, dando mais autonomia a todas as escolas e pensando «fora da caixa»”, acrescenta a instituição.

Nos últimos anos, a presença do colégio da Igreja católica algarvia no grupo dos estabelecimentos de ensino com média mais alta nos exames nacionais do ensino básico, quer a nível nacional, quer a nível regional, tem sido habitual.

Relativamente ao ensino secundário, o primeiro lugar no Algarve é ocupado pelo colégio Nobel International School Algarve, de Lagoa, instituição também privada, classificada em 85º lugar a nível nacional com uma média de 11,72 nos exames do 12º ano para um total de 100 provas realizadas.

Verifique também

Escuteiros celebraram S. Paulo com atividade que incluiu serviço de apoio a animais

Os Caminheiros e Companheiros (escuteiros dos 18 aos 22 anos, respetivamente dos ramos terrestre e …

Deixe uma resposta