Inicio | Economia | Algarve foi a terceira zona do país onde o PIB mais desceu em 2012

Algarve foi a terceira zona do país onde o PIB mais desceu em 2012

EurosO Produto Interno Bruto (PIB) registou, em 2012, uma variação negativa de 3,2 por cento, tendo a queda sido superior à média nacional na Madeira, Algarve, Centro e Alentejo, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados do INE, a riqueza produzida no país, no ano passado, diminuiu 7,1 por cento na Madeira, 4 por cento na região Centro, 3,5 por cento no Algarve e 3,4 por cento no Alentejo.

A região Norte destacou-se “por apresentar a evolução menos negativa”, com o PIB a cair 2,6 por cento, abaixo da média nacional.

Ainda de acordo com o INE, em 2011 a Formação Bruta de Capital Fixo do país caiu 09 por cento, principalmente devido aos contributos das regiões de Lisboa (-3,2 %), Norte (-3,0) e Centro (-2,8 pontos percentuais), tendo o Alentejo registado uma subida de 0,6 por cento.

No mesmo ano, o Rendimento Primário e o Rendimento Disponível das famílias, em termos nominais, também recuou, respetivamente 0,7 e 1,4 por cento, “com a maioria das regiões a contribuir negativamente”.

A exceção, segundo o INE, foi a região de Lisboa, onde o Rendimento Primário subiu 0,5 por cento e o Rendimento Disponível 0,1 por cento, no ano em análise.

Verifique também

Empresários algarvios reclamam falta de mão de obra em setores que vão sentir impacto da automatização

A destruição de 54 mil empregos no Algarve até 2030 devido à automatização é um …