Breves
Inicio | Economia | Algarve foi a terceira zona do país onde o PIB mais desceu em 2012

Algarve foi a terceira zona do país onde o PIB mais desceu em 2012

EurosO Produto Interno Bruto (PIB) registou, em 2012, uma variação negativa de 3,2 por cento, tendo a queda sido superior à média nacional na Madeira, Algarve, Centro e Alentejo, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados do INE, a riqueza produzida no país, no ano passado, diminuiu 7,1 por cento na Madeira, 4 por cento na região Centro, 3,5 por cento no Algarve e 3,4 por cento no Alentejo.

A região Norte destacou-se “por apresentar a evolução menos negativa”, com o PIB a cair 2,6 por cento, abaixo da média nacional.

Ainda de acordo com o INE, em 2011 a Formação Bruta de Capital Fixo do país caiu 09 por cento, principalmente devido aos contributos das regiões de Lisboa (-3,2 %), Norte (-3,0) e Centro (-2,8 pontos percentuais), tendo o Alentejo registado uma subida de 0,6 por cento.

No mesmo ano, o Rendimento Primário e o Rendimento Disponível das famílias, em termos nominais, também recuou, respetivamente 0,7 e 1,4 por cento, “com a maioria das regiões a contribuir negativamente”.

A exceção, segundo o INE, foi a região de Lisboa, onde o Rendimento Primário subiu 0,5 por cento e o Rendimento Disponível 0,1 por cento, no ano em análise.

Verifique também

Mais de 20 mil pessoas esperadas na 38.ª Concentração de Motos de Faro

Mais de 20 mil pessoas são esperadas entre hoje e domingo na 38.ª Concentração Internacional …