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Algarve Nature Week apresentou atividades ao ar livre (atualizada)

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Foto © Samuel Mendonça

A Região de Turismo do Algarve (RTA) organizou este ano, pela primeira vez, a Algarve Nature Week, um evento de animação e promoção turística totalmente dedicado ao turismo de natureza, que decorreu entre 11 e 19 de abril no Parque Ribeirinho de Faro.

Os turistas e os residentes algarvios puderam descobrir a natureza do Algarve através de experiências diversificadas. No total, foram mais de 90 propostas de atividades de natureza e ofertas em oito unidades de alojamento: uma caminhada por Monchique, com paragem numa melaria e numa adega para degustação de mel e do famoso medronho, e um passeio de caiaque pela Ria Formosa são apenas dois exemplos da oferta que esteve disponível e que incluiu também passeios de jipe até às ruínas de Milreu.

“A Algarve Nature Week pretendeu dar a conhecer a beleza natural do território algarvio e proporcionar uma experiência global de atividades ao ar livre nas áreas classificadas da região”, explicou a organização. Caminhadas, mergulho, observação de aves, passeios de bicicleta, passeios de barco, canoagem, remo, passeios a cavalo e burro, surf, bodyboard, kitesurf e observação de cetáceos foram algumas das experiências na Algarve Nature Week.

A iniciativa contemplou ainda uma mostra onde estiveram representadas as empresas que operam no Algarve na área da natureza, produtores locais e entidades oficiais da região. No primeiro dia, quem passou pela mostra teve acesso de forma gratuita a pequenos passeios de barco, de bicicleta ou de burro mirandês, por exemplo, motivando os visitantes a adquirirem estas ou outras experiências, mais completas, para gozar durante o fim de semana. Além da compra de atividades únicas a preços especiais, a mostra reservou muitas surpresas para o público e incluiu um programa de animação nos três dias.

A organização da Algarve Nature Week adianta que pelo certame passaram mais de 6.000 visitantes, incluindo 500 alunos das escolas da região. “Os números totais de reservas de atividades de natureza e de alojamento estão a ser apurados. Temos já a clara noção de que o evento gerou maior procura por este produto turístico e pelas empresas aderentes”, afirma o presidente da RTA, Desidério Silva.

 

Com 19 áreas classificadas (cinco protegidas e 14 integradas na Rede Natura 2000), o Algarve tem cerca de 40 por cento de área com estatuto de conservação, o que para Desidério Silva “consagra a importância biológica e paisagística da região em termos europeus”, adianta o presidente.

 

“O turismo de natureza, atualmente em desenvolvimento no Algarve, é um produto em ascensão a nível europeu. Estima-se que venha a motivar cerca de 26 milhões de viagens na Europa em 2020, sendo os seus mercados emissores a Alemanha, Holanda, Reino Unido, Escandinávia, França e Itália, que representam cerca de 91% do mercado europeu”, continua Desidério Silva, para quem é preciso “divulgar o Sul do país nesses mercados além do sol e mar, golfe ou do turismo residencial”.

 

Nesse sentido, a RTA organizou durante a Algarve Nature Week uma visita ao destino para jornalistas de Portugal e Espanha, enquanto a Associação Turismo do Algarve preparou uma fam trip para profissionais de turismo do Reino Unido, da Irlanda, Holanda, Bélgica, Suécia, Alemanha, Dinamarca e França. Tudo para que os jornalistas e operadores conhecessem de perto a oferta de turismo de natureza do Algarve através de um programa ativo de passeios de barco, de bicicleta ou em burros albardados, de caminhadas, observação de aves e safaris pela serra.

 

A Algarve Nature Week voltará na primavera de 2016 e a mostra das empresas e produtores locais que este ano decorreu em Faro acontecerá em Loulé, anunciou Desidério Silva durante a cerimónia de encerramento do evento, no último domingo.

A Algarve Nature Week foi organizada com o apoio do Turismo de Portugal e a parceria da Câmara Municipal de Faro, Associação Turismo do Algarve, CP – Comboios de Portugal, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e das associações Vicentina, In Loco e Terras do Baixo Guadiana. Nesta primeira edição, o evento contou com a participação de mais de 40 empresas da região.

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