Inicio | Economia | Assunção Cristas enceta “Roteiro do Mar” na Universidade do Algarve

Assunção Cristas enceta “Roteiro do Mar” na Universidade do Algarve

© Estela Silva/Lusa
© Estela Silva/Lusa

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, inicia hoje o roteiro do mar com uma sessão de reflexão sobre a economia azul e de apresentação do programa mar 2020 marcada para a Universidade do Algarve (UAlg).

“Estamos em condições de alavancar esta nova estratégia que tem por objetivo criar, dar maior desenvolvimento a esse setor económico [do mar] em áreas que não sejam ligadas ao turismo e que estejam ligadas à produção industrial”, disse ontem à Lusa o reitor da UAlg, António Branco.

Com mais de 30 anos de investigação sobre o mar e os seus recursos, espelhada nas atividades desenvolvidas no ensino, na investigação, na cooperação e na transferência de conhecimento, a UAlg contribui atualmente com 23% da produção científica nacional dedicada ao mar.

A sessão vai contar com a presença do responsável pelo “Programa Mar 2020”, Rodrigo Brum, que vai apresentar as linhas orientadoras do programa, com particular destaque para a área da transferência de tecnologia e investigação para o setor económico ligado ao mar.

Após a apresentação do programa nacional, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve vai apresentar os apoios e estratégias inscritas no programa CRESC 2020, Programa Operacional do Algarve.

A Universidade do Algarve decidiu fazer do mar um tema multidisciplinar e está a desafiar a comunidade académica a incorporar o mar nas suas investigações.

“Estou absolutamente convencido que desde as artes à literatura, à edução, à economia, à saúde – e muitas outras áreas – , podem, sem se desviar grandemente daquilo que estão a fazer, trazer à sua investigação uma perspetiva que venha a enriquecer esta estratégia nacional da economia azul”, afirmou António Branco.

A intervenção da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, vai debruçar-se sobre as oportunidades que o mar português tem para os empresários nacionais e internacionais.

O roteiro do mar terminará com a “Semana Azul” que está marcada para os dias 4, 5 e 6 de junho, em que a organização vai criar uma mostra do melhor que existe na área do mar a nível nacional, evento que coincide com uma cimeira mundial de Ministros do Mar.

Verifique também

Presidente da AMAL aplaude transportes mais baratos, mas diz ser preciso tempo para ajuste

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) aplaudiu ontem a implementação do Programa de …