Pub

A confirmar-se o total de 60 000 turistas que visitarão a cidade durante as escalas dos cruzeiros previstos para 2010, a Câmara estima que o aumento, em termos de volume de pessoas, atinja os 155 por cento face ao ano passado.

Em comunicado, a Câmara diz que para este ano estão já confirmadas 68 escalas de navios de cruzeiros, mais de o dobro face a 2009, o que consolida o porto da cidade como "o terceiro do país em número de passageiros", a seguir ao Funchal e a Lisboa.

"São números que atestam a crescente importância do porto de cruzeiros de Portimão, estrategicamente localizado entre o Atlântico e o Mediterrâneo", lê-se no comunicado, no qual é também referido o esforço promocional feito pela autarquia.

A primeira escala de cruzeiros para este mês está marcada para terça-feira, dia em que o navio "Eurodam", da Holland America Lines vai passar pela primeira vez por Portimão rumo a Cádis, com 2104 passageiros e 929 tripulantes a bordo.

Na próxima semana é a vez do "Marco Polo" passar pela cidade antes de se dirigir para Gijón, a par dos navios "Star Flyer" e "Seabourn Legend", que viajarão para Cádis e Gibraltar, respetivamente.

No fim do mês farão escala em Portimão mais quatro navios de cruzeiro, a maioria dos quais rumarão a Espanha, havendo um que passará pelo Algarve antes de se dirigir para Lisboa.

Portimão recebeu em 2009 um total de 38 navios de cruzeiro e 23 588 visitantes, o que representou um crescimento de 46 por cento nas escalas e de 110 por cento no número de passageiros face ao ano anterior.

Para o mês de maio são esperadas 15 escalas, o que representa um total de mais de 9500 visitantes, conclui a autarquia.

Lusa

Pub