Breves
Inicio | Economia | Câmara de Faro aumenta orçamento para 2019 em mais 2 milhões de euros

Câmara de Faro aumenta orçamento para 2019 em mais 2 milhões de euros

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A Câmara de Faro aprovou um orçamento de 39,7 milhões de euros para 2019, o que representa um aumento de mais dois milhões de euros face a 2018, foi anunciado.

Em comunicado, a autarquia enumera algumas das prioridades do orçamento para o próximo ano, entre as quais, a continuidade do programa Faro Requalifica, que incide sobre o espaço público, a melhoria do parque escolar, a renovação do parque automóvel municipal e o processo de candidatura do projeto Faro, Capital Europeia da Cultura 2027.

Na área das infraestruturas e equipamentos, a autarquia destaca a construção do parque de campismo na Praia de Faro, num valor aproximado 450 mil euros, cuja obra deverá iniciar-se em setembro próximo, a remodelação do parque habitacional municipal, empreitadas de regeneração urbana e a construção de três salas para o ensino pré-escolar.

No que respeita à remodelação de espaço público e rede viária, o orçamento para 2019 prevê, entre outras, a primeira fase da requalificação da estrada da Praia de Faro e a rotunda do Aeroporto, da estrada entre o Mar e Guerra e o Patacão, da rua da Igreja, no Montenegro e do troço que liga a avenida da República ao Jardim Manuel Bívar.

No próximo ano, a autarquia pretende ainda lançar o concurso de empreitada para o Centro de Recolha Oficial (canil e gatil municipais), as requalificações da alameda João de Deus e mata do liceu, a construção do Centro Cultural de Bordeira e diversas empreitadas de renovação, nas freguesias rurais e, na cidade, do largo do Pé da Cruz e da praça Ferreira de Almeida.

“As remodelações de parques infantis e instalações desportivas estão também previstas neste orçamento, que contempla ainda uma forte componente ambiental e de recuperação de espaços verdes”, acrescenta a autarquia.

A Câmara de Faro sublinha ainda que a concretização destes projetos não vai “hipotecar o equilíbrio financeiro alcançado em 2017, após sete anos de vigência dos planos de assistência financeira”.

O município refere ainda que irá fazer “um esforço adicional”, no montante aproximado de um milhão de euros, para viabilizar a construção de uma nova ponte de acesso à Praia de Faro.

Depois de o concurso lançado há um ano ter ficado deserto, o novo valor base de construção da ponte – uma obra da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa – foi fixado em 3,5 milhões, prevendo-se agora lançar novo concurso.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento 2019 foram aprovados por maioria na mais recente reunião da Câmara Municipal de Faro, que decorreu na terça-feira.

Em 2018, o município da capital algarvia dispôs de um orçamento de 37,3 milhões de euros, menos 2,4 milhões de euros que o orçamento agora aprovado para 2019.

Verifique também

Empresa municipal de Vila Real de Santo António vai vender Hotel Guadiana

A empresa municipal de Vila Real de Santo António Sociedade de Gestão Urbana (SGU), que …