Inicio | Cultura | Câmara de Tavira promove palestra com o padre José da Cunha Duarte sobre o presépio tradicional algarvio

Câmara de Tavira promove palestra com o padre José da Cunha Duarte sobre o presépio tradicional algarvio

© Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

A Câmara de Tavira promove no próximo sábado, dia 5, uma palestra com o padre José da Cunha Duarte sobre o presépio tradicional algarvio.

A iniciativa sobre o tema “Presépio algarvio: raízes medievais”, que terá lugar pelas 10.30h no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, ocorre no âmbito do ciclo “Passeios na história de Tavira”.

O investigador e pároco das paróquias de São Brás de Alportel e de Santa Catarina da Fonte do Bispo abordará o Natal, no Algarve, e temas como a tradição  do presépio até ao século XI, o nascimento da espiritualidade e devoção ao Menino Jesus, os primeiros presépios e o nascimento do ‘presépio republicano’ que se espalhou pelo mundo.

O padre José da Cunha Duarte é reconhecido pelo seu trabalho de recolha, arquivo e divulgação das memórias etnográficas, em particular das populações do interior algarvio. É autor de obras de referência para a identidade cultural do Algarve.

“Passeios na história de Tavira” tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.

Verifique também

“Eu não tenho nada (…) eu não devo nada”

Encarar uma situação má na nossa vida com sentido de humor, normalmente só acontece passado …