“O equipamento foi adquirido na sequência de uma candidatura ao Programa Operacional de Pescas do Continente (Promar), no âmbito do regime de apoio aos Portos de Pesca, Locais de Desembarque e Abrigo, e envolve ainda a aquisição de uma casa de apoio em madeira, uma máquina de gelo e uma câmara frigorífica”, informou a câmara.
A entrega do equipamento, que serve para os pescadores puxarem os barcos do areal da praia da Lota para o mar e vice-versa, foi feita hoje através de um protocolo de cedência, assinado entre o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, e pescadores locais.
“Porque sabemos que a pesca é o sustento de muitas famílias do nosso concelho, acreditamos que estes novos equipamentos irão ajudar à revitalização da pesca local e contribuir para a melhoria das condições de vida daquela comunidade”, afirmou o presidente da câmara.
O investimento realizado é de perto de 65 mil euros, comparticipado em 75 por cento por verbas do Promar, sendo os restantes 25 por cento assegurados pela autarquia.
“A cedência dos equipamentos tem em consideração a importância que a atividade da pesca representa para o concelho de Vila Real de Santo António, bem como a reconhecida escassez de recursos financeiros dos pescadores para investirem em materiais”, justificou a câmara, em comunicado.
Lusa