Pub

“O equipamento foi adquirido na sequência de uma candidatura ao Programa Operacional de Pescas do Continente (Promar), no âmbito do regime de apoio aos Portos de Pesca, Locais de Desembarque e Abrigo, e envolve ainda a aquisição de uma casa de apoio em madeira, uma máquina de gelo e uma câmara frigorífica”, informou a câmara.

A entrega do equipamento, que serve para os pescadores puxarem os barcos do areal da praia da Lota para o mar e vice-versa, foi feita hoje através de um protocolo de cedência, assinado entre o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, e pescadores locais.

“Porque sabemos que a pesca é o sustento de muitas famílias do nosso concelho, acreditamos que estes novos equipamentos irão ajudar à revitalização da pesca local e contribuir para a melhoria das condições de vida daquela comunidade”, afirmou o presidente da câmara.

O investimento realizado é de perto de 65 mil euros, comparticipado em 75 por cento por verbas do Promar, sendo os restantes 25 por cento assegurados pela autarquia.

“A cedência dos equipamentos tem em consideração a importância que a atividade da pesca representa para o concelho de Vila Real de Santo António, bem como a reconhecida escassez de recursos financeiros dos pescadores para investirem em materiais”, justificou a câmara, em comunicado.

Lusa

Pub