Breves
Inicio | Igreja | Campanha da Igreja algarvia para a catequese sensibiliza para a pessoa portadora de deficiência

Campanha da Igreja algarvia para a catequese sensibiliza para a pessoa portadora de deficiência

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O Setor da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve desenvolveu este ano uma campanha de preparação para o Natal em parceria com o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD) que pretende sensibilizar as paróquias algarvias para a importância da pessoa portadora de deficiência.

Recorde-se que o SPPD foi criado pela Conferência Episcopal Portuguesa em novembro de 2010 no âmbito da Pastoral Social com o intuito de dinamizar a sensibilidade da Igreja para acolher as pessoas com deficiência.

A proposta que está então a ser implementada nas catequeses paroquiais da infância e adolescência das paróquias algarvias desde o passado dia 30 de novembro, primeiro domingo do Advento (tempo litúrgico que precede o Natal no calendário católico), intitula-se “Abrir o coração, ir ao encontro”. Esta, explica a organização, “teve em conta a liturgia da Palavra [primeira parte da eucaristia, fortemente dominada pelas leituras] de cada domingo das quatro semanas do Advento do Ano B, articulada com a necessidade de sensibilizar as crianças, adolescentes e toda a comunidade para a importância da pessoa portadora de deficiência”.

“Durante estas quatro semanas somos levados a amar, olhar, escutar e acolher todos aqueles que são diferentes por algum motivo; somos levados a vê-los de igual para igual e a compreender o seu papel na nossa sociedade e compreender que, para Deus, todos somos importantes”, acrescenta ainda o guião da campanha de Advento.

Ao longo da proposta, que inclui a construção de elementos simbólicos, o uso de língua gestual e a visualização de pequenos filmes, são valorizadas três realidades a ter em conta na sua implementação: na eucaristia, na catequese e em casa e na escola.

Verifique também

Há 60 anos falecia em acidente de viação o padre José Gomes da Encarnação

Cumprem-se hoje 60 anos da trágica morte do padre José Gomes da Encarnação, antigo administrador …