Entre os passados dias 25 e 30 de julho, a ‘Casa do Escuteiro’, e consequentemente o concelho de Lagoa, foi palco de uma das rotas do 16º World Scout Moot – organizado pela Federação Escutista de Portugal – um evento internacional de escutismo que se realiza de quatro em quatro anos e que, este ano, decorreu em Portugal, reunindo mais de 7.500 escuteiros de mais de 120 nacionalidades no Parque Papa Francisco (antigo Parque Tejo), em Lisboa, onde decorreram os eventos finais da Jornada Mundial da Juventude de 2023.
O encontro escutista destinou-se a jovens escuteiros entre os 18 e os 25 anos e teve como objetivo a promoção da interculturalidade, amizade, diálogo pela paz, empoderamento jovem e o desenvolvimento de competências sociais e pessoais.
O ‘Moot’ 2025 acolheu atividades em torno da construção da paz, da cidadania ativa, da participação no mundo, da sustentabilidade distribuídas por 118 rotas distintas por todo o país com atividades ao ar livre, desportos de aventura, sessões educativas, projetos comunitários e de impacto social, atividades culturais, entre muitas outras.
Lagoa acolheu uma dessa rotas e foram cerca de 40 os escuteiros de diversas nacionalidades (Itália, México, Suécia, Suíça, Arábia Saudita, Tunísia, Bélgica, Hong Kong, Portugal, Marrocos, Angola, Equador, Brasil, Canadá, Austrália, Espanha, Alemanha, México, Porto Pico, Inglaterra) que estiveram presentes no Centro de Acolhimento a Atividades Escutistas para desenvolver as suas atividades.
O Centro de Acolhimento a Atividades Escutistas ‘Casa do Escuteiro’, em Lagoa, é um espaço escutista especialmente dedicado a acolher grupos de escuteiros de diversas associações escutistas portuguesas e estrangeiras (incluindo também associações de Guias). A infraestrutura tem sido utilizada também por associações de solidariedade social.

Inaugurado em novembro de 2007 na antiga Escola Primária de Alfanzina, na estrada que liga Carvoeiro à Praia de Benagil, o Centro de Acolhimento a Atividades Escutistas é um projeto promovido pelo Núcleo de Lagoa da Fraternidade de Nuno Álvares (FNA – Associação de Escuteiros Adultos), sempre com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, e está inserido na Rede Nacional de Centros Escutistas, tendo sido oficialmente reconhecido em 2009.