Inicio | Educação | Colégio da Diocese do Algarve lidera na região o ranking dos exames do ensino básico

Colégio da Diocese do Algarve lidera na região o ranking dos exames do ensino básico

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O colégio da Diocese do Algarve é o líder no Algarve do ranking dos exames nacionais do 4º, 6º e 9º ano entre os estabelecimentos de ensino da região, divulgado no passado sábado pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Segundo o jornal Público, o Colégio de Nossa Senhora do Alto ocupa ainda, a nível nacional nos resultados do 6º ano, o 7º lugar do ranking das escolas com mais de 50 provas realizadas e uma média de 4,03 (numa escala de um a cinco), e, nos resultados do 4º ano, o 14º lugar para escolas com mais de 50 provas realizadas e uma média de 4,02 (numa escala de um a cinco). Nos resultados dos exames do 9º ano, a mesma fonte indica que a instituição figura em 40º lugar com uma média de 3,75 (numa escala de um a cinco).

Nos últimos anos, a presença do colégio da Igreja católica algarvia no grupo dos estabelecimentos de ensino com média mais alta nos exames nacionais do ensino básico, quer a nível nacional, quer a nível regional, tem habitual.

Segundo a direção do Colégio de Nossa Senhora do Alto, para a obtenção destes resultados tem sido “fator determinante” a “cultura de exigência e rigor” praticada na instituição, assim como, “o facto de a maioria dos alunos entrarem para o colégio no pré-escolar, ou no 1º ciclo, e fazerem, nesta escola, todo o seu percurso escolar até ao 9º ano”.

“A disponibilidade, empenho, dedicação e estabilidade do corpo docente, aliada à relação de proximidade com os pais/encarregados de educação, sempre procurando a evolução dos alunos”, é, segundo a sua direção, a razão daquele colégio ocupar o lugar cimeiro no Algarve e posições de destaque no país.

“Como escola católica, diocesana, guia-se por valores e finalidades que aprofundam a formação integral dos seus alunos, preparando-os, não só, com saberes, mas também, para serem cidadãos plenos, capazes de participarem ativamente na sociedade, contribuindo para um mundo melhor”, conclui a direção da instituição educativa.

Relativamente ao ensino secundário, o primeiro lugar no Algarve é ocupado pelo Colégio Internacional de Vilamoura, classificado em 14º lugar a nível nacional com uma média de 13,60 nos exames do 12º ano.

Tal como acontece no resto do país, também no Algarve os rankings dos exames nacionais são liderados por estabelecimentos de ensino privados.

Verifique também

Pioneiros e Marinheiros algarvios do CNE celebraram Dia da III Secção em Ferragudo

Realizou-se nos passados dias 10, 11 e 12 deste mês em Ferragudo a atividade escutista …