Inicio | Educação | Colégio de Nossa Senhora do Alto promove “Semana da Pessoa com Deficiência”

Colégio de Nossa Senhora do Alto promove “Semana da Pessoa com Deficiência”

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Na semana de 28 de novembro a 2 de dezembro, o Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, irá promover um conjunto de atividades no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que se comemora no dia 3 do próximo mês.

O programa da “Semana da Pessoa com Deficiência” incluirá a visita de duas instituições àquele estabelecimento de ensino, a ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão e a AAPACDM – Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais, de Faro.

A primeira, que se dedica a desenvolver atividades na área social para os mais carenciados, visitará o colégio da Diocese do Algarve no dia 28 deste mês para publicitar o seu livro, intitulado “Não Faz Mal Ser Diferente”, através de uma dramatização realizada pelos seus utentes.

A segunda visitará o colégio no dia 31 deste mês para publicitar dois livros da coleção “Valores Humanos-Histórias do Mundo”: “Não saias de casa sem avisar” e “Dormir é Bom”. A mesma instituição proporcionará ainda uma atuação de dança com os seus utentes. 

Ainda no programa da semana, o Colégio de Nossa Senhora do Alto receberá o contributo de uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Daniela Anastácio “possibilitará quer a sensibilização dos alunos para a problemática da surdez, quer o contacto com a língua gestual”, explica a nota de imprensa enviada ao Folha do Domingo. No dia 2 de dezembro, o colégio explorará também o tema da “Perturbação do Espetro do Autismo” através do visionamento de um filme e da elaboração de trabalhos de grupo conjuntos executado pelos alunos do primeiro ciclo e respetivo corpo docente. Os trabalhos serão expostos no próprio colégio e divulgados no seu sítio na internet. 

A mesma nota de imprensa explica ainda que o colégio pretende desta forma dar continuidade ao seu tema pastoral para o presente ano letivo – “Com Maria, desperta a Luz que há em Ti” e assim “despertar o melhor” que há em cada um dos seus alunos, “vendo no outro um irmão, independentemente de qualquer diferença emocional, motora ou cognitiva que possa ter”. “Com iniciativas desta natureza, pretendemos ao mesmo tempo dar seguimento às orientações diocesanas, e contribuir para a formação plena e integral dos nossos alunos em contexto social, educando para a diferença e para a integração. Assim, pretendemos estimular o exercício de uma cidadania responsável e ativa, colocando não só o em foco na dimensão académica, mas principalmente na oportunidade de formação do caráter de bons seres humanos e bons cidadãos”, acrescenta o documento.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é uma data comemorativa promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1998 com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas, tanto a nível laboral como social. Segundo a ONU, estima-se que existam, atualmente, mil milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo.

Verifique também

Pioneiros e Marinheiros algarvios do CNE celebraram Dia da III Secção em Ferragudo

Realizou-se nos passados dias 10, 11 e 12 deste mês em Ferragudo a atividade escutista …