Inicio | Educação | Eliminatória algarvia para torneio nacional de técnica escutista realizou-se no domingo

Eliminatória algarvia para torneio nacional de técnica escutista realizou-se no domingo

Tecoree_2019 (36)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Realizou-se no último domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Tavira, a eliminatória regional da edição deste ano do Tecoree, um torneio de técnica escutista para Pioneiros e Marinheiros (elementos dos 14 aos 18 anos), respetivamente dos ramos terrestre e marítimo do Corpo Nacional de Escutas (CNE), promovido e organizado desde 2011 pelo CNAE – Campo Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova do Corpo.

Tecoree_2019 (13)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O torneio, participado por 50 equipas (com um mínimo de cinco elementos, cada uma) de todo o país, é constituído por um conjunto de provas que abrangem conhecimentos no âmbito da chamada “técnica escutista” e a eliminatória de domingo, que decorreu em simultâneo nas 20 regiões do país, contou com 10 provas distribuídas por sete áreas distintas: socorrismo, cartografia (orientação), código morse, código homógrafo, pioneirismo (amarrações), nós e froissartage.

Tecoree_2019 (23)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A eliminatória algarvia – participada por 22 equipas de 13 dos 34 agrupamentos da região, num total de 135 Pioneiros e Marinheiros presentes, apoiados por 36 dirigentes – foi promovida pela Junta Regional do Algarve do CNE, através da Secretaria Pedagógica da III Secção. A secretária regional explicou ao Folha do Domingo que “desde que a melhor classificada de cada região consiga uma pontuação mínima, fica automaticamente apurada”. Rita Pascoal acrescentou que as restantes equipas, a nível nacional, serão também classificadas e apuradas as 30 melhores. “Dentro dessas pode vir a estar mais alguma do Algarve”, desejou, adiantando que brevemente serão conhecidas as equipas que representarão o Algarve a 11 e 14 de abril deste ano em, em Idanha-a-Nova.

Tecoree_2019 (33)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O CNE, fundado em 1932 no Algarve pelo cónego José Augusto Vieira Falé, conta atualmente com 34 agrupamentos num total de quase 2.400 elementos (cerca de 620 Lobitos, 655 Exploradores/Moços, 483 Pioneiros/Marinheiros, 250 Caminheiros/Companheiros e 370 dirigentes).

Tecoree_2019 (40)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Fotogaleria

Verifique também

Colégio de Nossa Senhora do Alto, a melhor escola algarvia no ‘ranking’ do 9º ano, entre as melhores no país

O colégio da Diocese do Algarve é o líder no Algarve do ranking dos exames …