Pub

O presidente da Junta de Freguesia, David Gonçalves (E), a professora de Teologia, Paula Frazão (C) e o teoólogo Juan Ambrósio (D) • Foto © Samuel Mendonça
O presidente da Junta de Freguesia, David Gonçalves (E), a professora de Teologia, Paula Frazão (C) e o teólogo Juan Ambrósio (D) • Foto © Samuel Mendonça

A disciplina de Teologia passou a ser lecionada desde o início deste ano letivo aos alunos da Universidade Sénior de São Brás de Alportel, um projeto que já existe há sete anos.

Atualmente com cerca de 220 alunos com idade superior a 55 anos a frequentar 20 disciplinas, a Universidade Sénior, embora coordenada pela Junta de Freguesia de São Brás, nasceu de uma parceria com a Câmara Municipal.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

O presidente da Junta de Freguesia considera que a iniciativa “tem sido um sucesso enorme”. “Temos conseguido trazer muitas pessoas que não queriam sair de casa. Isto tem sido um «oásis», tem proporcionado bem-estar para muita gente e tem resolvido alguns problemas. Há aqui um conjunto de boas vontades e uma aproximação às pessoas que é muito importante”, refere David Gonçalves ao Folha do Domingo.

Para além de Teologia, as disciplinas lecionadas por professores no ativo ou aposentados vão desde a Matemática à Psicologia, passando pela Informática, História, Inglês, Francês, Espanhol ou Saúde.

O autarca confessa que a Teologia era “um sonho antigo”. “Trata-se de uma área que nos toca a todos”, considera David Gonçalves, sobre a disciplina da responsabilidade da professora que também leciona Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) nas escolas de São Brás de Alportel. “Ainda não tínhamos conseguido trazer a professora Paula Frazão por incompatibilidade de horários, mas este ano conseguimos e esperamos que seja por muitos anos”, sustentou.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

No passado dia 9 de janeiro, a disciplina de Teologia, que conta com cerca de 50 alunos inscritos, promoveu uma reflexão com o teólogo Juan Ambrósio sobre o tema “Usar da Misericórdia para com o teu irmão”, alargada não apenas aos alunos da Universidade Sénior. No encontro, que teve lugar no auditório da Escola EB 2/3 poeta Bernardo Passos e contou com cerca de 70 pessoas, incluindo um grupo de alunos do 9º ao 11º ano de EMRC daquele estabelecimento de ensino, Ambrósio acabou por abordar o mesmo tema que apresentara horas antes na Jornada Teológico-pastoral em Ferragudo, mas de forma menos desenvolvida.

A Universidade Sénior funciona no Centro de Artes e Ofícios, uma antiga escola onde chegou a funcionar também o Paço Episcopal, edifício que agora pertence à Câmara Municipal de São Brás.

Pub