Pub

Barco_solarA empresa sedeada em Olhão Sun Concept quer estrear o primeiro barco eletrossolar na Ria Formosa até outubro e prevê faturar mais de um milhão de euros em vendas no próximo ano, disseram hoje os seus responsáveis.

Numa entrevista à Lusa, o diretor-geral da companhia, Jorge Severino, sublinhou que o “projeto não se esgota nos barcos”, uma vez que pretendem estender o trabalho com energia solar à segurança naval e a outras áreas.

A empresa, que abriu portas no dia 25 de abril, na área empresarial de Marim, lançou-se com um investimento inicial de 150 mil euros e estima vir a necessitar de um montante idêntico para prosseguir, com perspetivas de faturação na ordem dos 1,4 milhões de euros em 2016, através da venda de cerca de 30 barcos.

Os barcos têm menos de sete metros, autonomia para nove horas sem sol, capacidade para fabricar água doce e vão estar disponíveis em três modelos: um primeiro de recreio para fins particulares, um misto com lotação para 12 passageiros e dois tripulantes e um último ‘pro’ para pescadores e mariscadores.

Consoante o modelo e os elementos adicionais para lá do básico, os valores envolvidos podem ir dos 30 aos 40 mil euros.

A empresa vai também procurar que sejam instaladas nas marinas pontos de ligação à rede energética, até aqui inexistentes, de modo a que os barcos, uma vez estacionados possam estar a produzir eletricidade em troca do parqueamento.

“A partir do momento em que existe o produto começa a surgir a necessidade”, explicou Jorge Severino, complementado pelo diretor de marketing da Sun Concept, Nuno Oliveira: “Digamos que Maomé ainda não foi apresentado à montanha”.

O objetivo das embarcações é, assim, “permitir que se consiga gozar da natureza sem a danificar”, frisou o diretor-geral da empresa, já com décadas de trabalho nesta área.

“O barco é um gerador solar. Independentemente de ser uma despesa, começa a ser uma fonte de rendimento”, referiu Jorge Severino, realçando que a embarcação pode acumular, num mês, o equivalente a cerca de um terço do consumo médio de uma casa em Portugal.

Pub